24Jun
Homem usando máscara conhece os Cuidados Que Todo Caminhoneiro Deve Ter

Confira 5 cuidados que todo caminhoneiro deve ter!

O setor de transporte de cargas foi um dos setores que teve menos impactos durante a pandemia. Esse ramo demanda logística, planejamento e dedicação dos colabores para que tudo funcione perfeitamente. Pensando nisso, a Raízes Transportes separou dicas de cuidados que todo caminhoneiro deve ter. Confira!

Atenção aos 5 cuidados que todo caminhoneiro deve ter!

1- Manutenção do caminhão

Em nosso guia de cuidados que todo caminhoneiro deve ter, em primeiro lugar, está a manutenção e conservação do caminhão. Isso porque os caminhões são veículos que suportam horas prolongadas na estrada. Porém, para esse feito são necessárias manutenções preventivas de rotina para evitar surpresas desagradáveis durante o trajeto.

mecânico olhando as peças do veículo exemplificando os cuidados que todo caminhoneiro deve ter

2- Respeitar a capacidade máxima das cargas

Outro cuidado necessário que todo caminhoneiro deve ter é respeitar o limite da carga de acordo com o seu baú. Essa atitude gera mais segurança na medida em que ajuda a evitar sobrepeso nos eixos dos caminhões. Dessa maneira, o desbalanceamento da carga e alto custo com o pagamento de pedágios não se tornam consequências.

3- Documentação necessária

Estar atento à documentação exigida para determinado transporte de cargas é um dos cuidados que todo caminhoneiro deve ter. Isso porque algumas cargas exigem documentos específicos e regulamentados pela ANVISA, como é o caso de transporte de medicamentos. Sendo assim, evita que algumas mercadorias sejam confiscadas e retidas pela fiscalização. Também é preciso portar os demais documentos como as Notas Fiscais ou DANFE de todos os produtos que estão sendo transportados.

4- Planejamento das rotas com paradas

O planejamento das rotas com paradas é de extrema importância para uma viagem tranquila e segura. Programar o trajeto, postos de abastecimentos, paradas para almoço e descanso é dever da empresa transportadora. Portanto, para uma viagem tranquila, é recomendado que os colaboradores sigam essas regras institucionais.

homem dentro do caminhão preocupado com os cuidados que todo caminhoneiro deve ter

5- Investimento em tecnologia

Investir em softwares tecnológicos como rastreadores podem ser úteis nos casos de sinistros. Já as ferramentas como o GPS para planejamento de rotas e relatório de consumos de combustíveis são favoráveis para o controle da transportadora. Afinal, essas tecnologias ajudam a facilitar a vida dos caminhoneiros nas estradas.

Conheça a Raízes Transporte!

Nossos caminhoneiros conhecem todos os cuidados que devem ser tomados na estrada para garantir a segurança de sua carga. Somos uma empresa de transporte de cargas rodoviário confiável e que atende a sua necessidade. Realizamos entregas nas rotas do RJ, Manaus, Belém e Aracaju. Entre em contato conosco e conheça mais nossos serviços.

Esse conteúdo foi útil? Confira as últimas novidades em nosso blog!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags