03Mar
Descubras quais são as Quais são as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos

Quais são as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos?

Você sabia que existem normas da ANVISA para o transporte de medicamentos? Essas regras e recomendações são essenciais para um serviço seguro e de qualidade. Dessa forma, é importante que você saiba quais são elas e se a transportadora que você escolheu as segue. Veja neste artigo!

Veja as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos!

Descubra as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos

Para que uma empresa possa transportar uma série de produtos, ela precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, a transportadora precisa seguir algumas regras instituídas pela Agência e pelo Ministério da Saúde. Isso irá garantir que o produto permaneça seguro, em suas propriedades originais e de qualidade. Entenda quais são essas normas!

1- Equipe

Quando uma transportadora tem funcionários habilitados (no geral), ela garante uma qualidade no serviço. Uma equipe qualificada é uma equipe pronta para qualquer coisa. Dessa forma, o treinamento dos colaboradores garante que eles conhecerão os processos necessários para cada etapa. Isso garante precisão, segurança, preservação da carga e um serviço feito com propriedade.

2- Transporte

Tanto a gestão quanto a própria manutenção do veículo, por exemplo, se encaixam aqui. É preciso que a transportadora seja qualificada e que tenha planejamento o suficiente para atuar no serviço. É imprescindível que se tenha os devidos cuidados no transporte de medicamentos. Para que uma empresa se enquadre é necessário:

3- Armazenagem

Para transportar e armazenar medicamentos, bem como alguns outros insumos farmacêuticos, existem algumas regras. Elas são essenciais para garantir que a qualidade do produto permaneça a mesma, desde o recolhimento até a entrega. Dessa forma, a transportadora precisa:

  • identificar a temperatura ideal de armazenagem, para que não estrague;
  • separar os medicamentos apropriados para uso dos outros farmacêuticos;
  • contar com espaço específico para armazenagem desses produtos;
  • obter um espaço de armazenagem adequado à carga.

4- Autorização

Existem algumas autorizações necessárias para que os medicamentos possam ser transportados. O tipo de permissão que a empresa deve portar pode variar de acordo com o medicamento. Elas são:

  • AFE ou Autorização de Funcionamento de Empresa – todas as empresas que transportam medicamentos comuns devem possuí-la;
  • AE ou Autorização Especial – essa permissão é necessária para as transportadoras que irão realizar o carregamento de medicamentos de controle especial.

Importância de escolher uma empresa autorizada

Além de conhecer as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos, você precisa entender sua importância. Uma empresa regulamentada garante uma maior segurança, tanto àqueles que transportam quanto aos que entraram em contato com o medicamento. Além disso, as normas também visam manter a integridade dos itens transportados. Uma boa gestão e serviço garantem um transporte e entrega de qualidade.

Escolha uma empresa que siga as normas!

A Raízes Transporte é uma transportadora responsável. Nós nos importamos com a satisfação de nossos clientes, bem como manter a qualidade do produto transportado. Nós seguimos todas as normas da ANVISA para o transporte de medicamentos! Precisando de uma transportadora? Conte conosco para um serviço seguro e de qualidade. Entre em contato!

 

Links Úteis: Transporte de Medicamentos  Transportadora para Manaus Transportadora para Rio de Janeiro Transportadora no Rio de Janeiro Transportadora para Belém  

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags