05Maio
homem com tablet fazendo a gestão de frotas de caminhões

Saiba como administrar a gestão de frotas de caminhões. Confira!

O Brasil tem especificidades quanto ao transporte rodoviário de cargas, mas você sabe como funciona a administração da gestão de frotas de caminhões de uma transportadora? No artigo de hoje, a Raízes Transporte compartilha dicas para controlar a frota, prevenir riscos e otimizar a área logística da sua empresa. Continue a leitura!

5 dicas para otimizar a gestão de frotas de caminhões!

1- Manutenção preventiva

A primeira dica de gestão de frotas de caminhões é cuidar da manutenção preventiva dos veículos. Nesse sentido, a manutenção preventiva dos caminhões garante a segurança dos motoristas, evita riscos, acidentes e problemas na estrada. Ademais, as ações de prevenção diminuem altos custos de manutenção corretiva — quando o prejuízo não tem mais como ser evitado.

homem consertando o motor fazendo a gestão de frotas de caminhões

2- Planejamento de rotas

O planejamento de rotas é uma sugestão para tornar a gestão de frotas de caminhões mais eficaz. Isso porque o roteiro de viagem faz com que o tempo seja otimizado, reduz o gasto de combustível  e define uma previsão de entrega mais assertiva.

3- Distribuição de cargas

Um fator importantíssimo para a gestão de frotas de caminhões é ficar atento à legislação e às normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), órgão que permite o limite de peso por eixo nos caminhões. Se burlar esse sistema, correrá o risco do seu caminhão ser apreendido ou ter as cargas retiradas do baú do caminhão até que atinja o peso máximo permitido.

4- Treinamento de motoristas

motorista com rádio fazendo a gestão de frotas de caminhões

Outro investimento necessário para gestão de frotas de caminhões é a capacitação de motoristas. Em outras palavras, a implementação de recursos otimizam o sistema de caminhões, os baús onde ficam armazenadas as cargas, sistema de rastreio em casos de roubos. Por esse motivo, é indicado um treinamento para tornar a rotina diária dos motoristas mais facilitada.

5- Invista em um software tecnológico

Por último, e não menos importante, sugerimos um investimento em um software tecnológico para a gestão de frotas de caminhões. Com ele, é possível automatizar e controlar processos como:

  • planejamento de gastos;
  • relatórios de consumo;
  • disponibilidade de veículos;
  • programação de rotas.

Conheça os serviços da Raízes Transporte!

Conte com o serviço de excelência de nossa empresa. A Raízes Transporte atua há mais de 25 anos no ramo de transporte de cosméticos e medicamentos . Trabalhamos com carga lotação e carga fracionada. Realizamos entregas nas rotas de Aracaju, Belém, Manaus e Rio de Janeiro. Entre em contato com nossa equipe!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Raízes Transportes!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags