30Nov
Entenda todos os cuidados com o caminhão de cargas!

Cuidados com o caminhão de cargas: veja dicas para manter o veículo

Falando de transportes terrestres, tanto carros de passeio quanto caminhões de transporte de carga precisam da devida manutenção. Sem ela, a estrada pode se tornar perigosa. Acontece que os cuidados com o caminhão utilizados para transporte de cargas precisam ser ainda maiores.

O caminhão é submetido a um peso muito grande, que pode desgastar as peças do veículo. Isso também pode acontecer por causo de um tempo de exposição maior. Além disso, é um meio transporte grande, o que pode gerar maiores danos caso haja uma irregularidade na estrada.

Por conta disso, é preciso que ocorra a devida manutenção e que tenha-se, de forma correta, os cuidados com o caminhão. Neste artigo, nós explicamos qual a importância da manutenção e quais os cuidados seguidos pela Raízes Transporte. Continue lendo!

Importância dos cuidados com o caminhão

Os cuidados com o caminhão de transporte de cargas são extremamente necessários. Sem eles, problemas podem acontecer, tanto para o funcionário quanto para o serviço. Acontece que os cuidados com o caminhão envolvem desde a gasolina até a manutenção das peças. Toda precaução é necessária.

Por isso, é necessário que as transportadoras avaliem e façam manutenção em seus veículos com certa frequência. As precauções e atenção são fundamentais para a manutenção do bom serviço, bem como a integridade da empresa.

Quais são os cuidados necessários?

As atenções necessárias, bem como os devidos cuidados com o caminhão, são várias. Não é admissível uma falha, já que pode custar a vida de alguém. A seguir, mostraremos alguns desses cuidados necessários.

1 – Sempre manter o tanque de combustível cheio

Saiba por que é preciso atenção ao nível de combustível faz parte dos cuidados com o caminhão

Ao deixar o tanque vazio, ou quase, corre-se o risco de o veículo parar na estrada. Mas não só isso. Existe a possibilidade de o tanque acumular impurezas e umidade. Seria preciso, então, parar, limpar e drenar a peça. Consequência: atrasos nas entregas.

2 – Verificação dos pneus

É imprescindível que antes de uma viagem tenha-se uma revisão completa do carro, incluindo as rodas. Sem elas, o carro não anda. Se o carro, com o pneu furado ou não calibrado, iniciar a rota, há a possibilidade de problemas. Caso o veículo pare no meio da estrada, além de causar um trânsito, e às vezes um acidente, atrasa a logística programada.

3 – Substituir o óleo

Trocar o óleo do motor é fundamental para que essa peça, uma das mais importantes, funcione. Em outro caso, a peça pode dar defeito. Sem ela, o veículo não liga. É preciso ter cuidados com o caminhão e sempre verificar as condições e o nível do óleo.

4 – Manutenção geral das peças

Peças como freio, molas, batentes e filtros são fundamentais para a segurança e para o bom funcionamento do transporte.

Fazer manutenção das peças também faz parte dos cuidados com o caminhão

5 – Não esquecer da iluminação

É extremamente importante verificar, sempre, a iluminação do veículo após o uso. Muitos são os casos de pessoas que esquecem a lanterna ou o farol ligado, por exemplo. Além de causar multa, esse fator atrapalha na hora de dirigir. É algo perigoso. Por isso, é importante sempre verificar após deixar o veículo, além de haver manutenção da iluminação. Ela é fundamental.

6 – Respeitar o limite de carga

Muitas empresas ignoram o número máximo de cargas indicado e superlotam o caminhão. Acontece que fazer isso pode estragar algumas peças do veículo, ou até a própria caçamba. Dentre os cuidados com o caminhão, está a necessidade de sempre verificar a lotação máxima e não sobrecarregar o veículo. Isso evita prejuízos futuros e gastos extras.

7 – Cuidar do para-brisas

Essa peça é fundamental para que o motorista consiga enxergar a sua frente. Portanto manter o tanque de água cheio é fundamental. Isso evita o ressecamento das palhetas do para-brisas. Além disso, existe a necessidade de trocá-las de forma periódica.

8 – Não esquecer do baú

Fixar cargas no ripamento do baú e lavá-lo constantemente são formas de evitar o desgaste do material. Acontece que ele é facilmente danificado. Por isso, é importante também verificar se há pontos de vazamento, pois isso pode prejudica a entrega. O baú é uma das partes fundamentais e está incluída nos fundamentais cuidados com o caminhão.

Conte com os serviços da Raízes Transporte!

Nós somos a empresa de transporte rodoviário número 1 no mercado. Cuidamos de suas cargas da melhor forma possível. Também tomamos os devidos cuidados com os caminhões da nossa empresa. Estamos sempre com a manutenção em dia, para o melhor dos nossos funcionários e de sua encomenda. Fale conosco!

Gostou deste artigo? Visite nosso blog! Leia artigos parecidos com este:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags