03Mar
Descubra quais são os cuidados no transporte de cosméticos

Entenda quais são os cuidados no transporte de cosméticos

Você sabia que alguns tipos de produtos precisam de uma atenção especial na hora do transporte? Os produtos de higiene, beleza e tratamentos corporais são alguns deles. Neste artigo nós explicamos quais são os cuidados no transporte de cosméticos e porque a necessidade. Quer saber mais? Continue lendo!

O que são cosméticos?

Como dito anteriormente, existem alguns cuidados no transporte de cosméticos que são essenciais. É preciso separá-los, avaliar como deve ocorrer seu transporte e quais as leis acerca desse carregamento. Mas, é preciso começar com o básico: o que exatamente é classificado como cosmético? Esse é um universo de produtos que abrange desde higiene até cuidados pessoais e beleza.

Prateleira cheia de produtos cosméticos

Hoje, essa se torna uma área rica e importante, já que esses produtos são altamente requisitados. A Anvisa já chegou a dar uma atenção a eles e os deu duas classificações:

  • cosméticos de grau 1 – não necessitam de comprovação científica da eficácia;
  • cosméticos de grau 2 são testados e precisam de garantia de segurança.

Mas, como as classificações interferem no transporte? Produtos com certa quantidade de componentes e química podem precisar de cuidados na hora do carregamento. Existem cosméticos que são mais frágeis e precisam de temperatura específica, por exemplo. Por isso, é importante que a empresa transportadora saiba quais são e tome todos cuidados no transporte de cosméticos. Se não houver essa atenção por parte do responsável pelo transporte, o produto pode ficar danificado.

Veja quais são os cuidados no transporte de cosméticos!

Caminhão na estrada com um sol forte atrás

1- Organização

O transporte de cosméticos envolve muitas fases. Uma das mais importantes é a gestão logística. Essa parte é a que interfere no planejamento. Circunda desde o produto que será transportado até os custos, romaneio, entrega, prazos, rota, entre outros. Se bem feita, ela garante que tudo sairá como esperado.

2- Qualificação

É sempre importante que, ao contratar seus funcionários, a transportadora treine-os. Uma equipe qualificada é essencial para garantir que os processos necessários serão realizados corretamente. Existe uma série de procedimentos a serem feitos que, se efetuados de forma errada, podem levar a alguns riscos. Entre eles estão: perda da qualidade do produto, ineficiência na entrega, manuseio incorreto.

3- Armazenagem e conservação

Uma das partes mais importantes é esta. Para garantir que os cosméticos se manterão ainda com boa qualidade, são precisos alguns cuidados, tais como:

  • identificar a temperatura ideal;
  • utilizar veículos adequados – caminhão baú, de preferência;
  • ter um local de armazenagem adequado;
  • não misturar produtos de classificações diferentes;
  • não misturar produtos bons dos estragados;
  • deixar os frágeis acima dos demais produtos, entre outros.

Os cuidados na armazenagem e conservação dos produtos são essenciais. Por isso a transportadora deve obter funcionários qualificados e cuidadosos.

Embalagem é outro aspecto importante. Os produtos devem estar bem vedados. Isso porque alguns podem sofrer danos ao obter contato com a água, por exemplo.

4- Rastreio

Manter a carga ou o veículo monitorados é essencial. Dessa forma, é possível ter uma garantia maior de que o produto chegará no prazo ao destino. Ao haver o rastreamento do veículo e observar a rota é possível verificar se há outras possibilidades. Assim sendo, encurta o caminho e evita engarrafamentos. Consequentemente, há uma maior chance de que não tenha-se problemas com o prazo de entrega.

Outro fator ao qual o monitoramento ajuda é o roubo. A partir do rastreamento que a tecnologia permite ocorrer, é possível evitar saqueamentos. Assim, o produto chega com maior segurança à localidade desejada. Ou seja, haver o rastreamento constante da carga é extremamente importante por causa desses fatores.

Qual a opinião da Anvisa?

Segundo a Anvisa, é preciso haver alguns cuidados no transporte de cosméticos. É importante para a manutenção das características do produto, bem como a qualidade do mesmo. Existem ainda algumas leis para transporte e distribuição de cosméticos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Lei nº 6.437/1977, a falta de autorização pode fazer com que a empresa leve multa. A transportadora precisa ter permissão. Ou seja, precisa da AFE (Certificado de Autorização de Funcionamento) para cosméticos, perfumes e produtos de higiene.

Uma empresa obter a autorização da Anvisa é essencial. Nessa transportadora você pode confiar! É preciso ter cuidado na hora de escolher uma transportadora de cosméticos.

Contrate uma empresa cuidadosa!

A Raízes Transporte é uma empresa que toma todos os cuidados no transporte de cosméticos. Nós queremos o melhor para você e seu negócio. Precisando de uma transportadora? Atuamos em Aracaju, Belém, Manaus e Rio de Janeiro. Aqui você pode escolher entre os serviços de carga fracionada e carga lotação. Interessado em nossos serviços? Entre em contato e tire suas dúvidas! Escolha a Raízes Transporte!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags