31Ago
cuidados no transporte de cargas frágeis

Cuidados no transporte de cargas frágeis: descubra 5!

Uma pergunta que vem à mente quando o assunto é cuidados no transporte de cargas frágeis é: de que forma é possível garantir a integridade do produto? Calma, existem respostas plausíveis para este questionamento! A primeira atitude a ser tomada é garantir um critério de organização e acompanhamento rigoroso de toda movimentação.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo para entender o que sua empresa pode fazer para tornar o transporte de cargas frágeis mais simples e sem erros!

Cuidados no transporte de cargas frágeis: como prevenir riscos?

1- Escolha as caixas corretas

A escolha das caixas corretas consiste no primeiro ponto dentre os cuidados no transporte de cargas frágeis. Neste momento, você, como gestor, deve orientar os colaboradores sobre as diferenças existentes na capacidade de resistência dos materiais.

Caixas de papelão, por exemplo, são indicadas para produtos que, apesar de frágeis, possuem maior dureza na composição. Já, por outro lado, caixas de madeira são mais indicadas como recipiente para itens que possuem menor resistência.

lidando com os cuidados no transporte de cargas frágeis

2- Embale os produtos de forma individual

Depois de ter escolhido o melhor recipiente de acordo com as especificações do produto, é chegado o momento de embalar. Aqui, ressaltamos que os itens de origem frágil, mesmo que posicionados dentro do local correto, precisam ser embalados de modo individual. Isso impede que ocorra atrito entre eles.

Desta maneira, vidros, por exemplo, precisam ser envoltos por plástico bolha e jornal. A junção desses dois itens dará suporte para o aumento de resistência contra o produto durante o trajeto até o destino. Sendo assim, quando o vidro é embalado por esses materiais é possível detectar menor risco de impacto direto na peça. Colabora, nesta perspectiva, para a manutenção da integridade.

O transporte de cosméticos e medicamentos seguem outras restrições sobre embalagem. Por se tratarem de itens que detêm produtos químicos na composição, a acomodação depende, muitas vezes, de climatização, além da embalagem adequada. Esta é responsável por impedir alteração nas características do produto.

3- Sinalização

Existe uma série de símbolos que são usados com o intuito de expressar a fragilidade dos materiais que encontram-se dentro do recipiente. Sendo assim, não poderíamos deixar de citar dentre os cuidados no transporte de cargas frágeis a importância da sinalização.

Ela é indispensável como critério para que as pessoas sejam alertadas sobre a condição dos produtos que encontram-se alocados nas caixas. Isso não só é válido para a equipe encarregada de fazer o deslocamento do produto como também para o comprador. Sendo assim, ambos poderão ter o conhecimento do que se faz necessário para o manuseio dos itens com o objetivo de impedir acidentes.

como ter os cuidados no transporte de cargas frágeis

4- Acomodação correta

A orientação para evitar erros durante o transporte de cargas frágeis é colocá-las sobre as outras que não apresentam esta natureza. De tal maneira, esse tipo de empilhamento pretende impossibilitar que o maior peso fique por cima deste material.

Além do mais, vale lembrar que cargas frágeis apresentam baixa resistência e, consequentemente, não suportam muito peso sobre elas.

5- Acione uma equipe de profissionais especializados

Por último, dentre os cuidados no transporte de cargas frágeis está a importância de acionar uma equipe especializada. Esta deverá ficar responsável pela organização dos itens e manuseio deles durante o deslocamento.

Escolha uma transportadora que apresente bom desempenho e confiabilidade!

Conte com a Raízes Transporte para uma distribuição eficiente!

Gostou de conhecer os cuidados no transporte de cargas frágeis? Nossa empresa já atua no ramo de transporte de cargas há mais de 20 anos! Somos especialistas no assunto. Os colaboradores da Raízes Transporte são treinados para proceder da melhor maneira, com o suporte necessário, durante o transporte de cargas frágeis. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Aproveite para continuar lendo sobre temas relacionados a esse em nosso blog. Encontre:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags