02Ago

Conheça o que é tacógrafo? Veja a importância do seu uso em caminhões!

Responsáveis pela logística de distribuição, vocês sabem o que é tacógrafo? Estão cientes da obrigatoriedade e importância dessa ferramenta para o transporte de cargas? Então, este conteúdo é para vocês. No artigo de hoje, a Raízes Transporte explica como esse instrumento pode otimizar a logística do transporte rodoviário e garantir a segurança de sua carga. Prossiga a leitura!

Afinal, o que é tacógrafo?

O tacógrafo é um instrumento de mediação usado nos caminhões para calcular a distância percorrida em relação ao tempo. Ou seja, com essa peça é possível analisar assertivamente quantos quilômetros foram trilhados em um determinado período.

Ademais, uma curiosidade é que os tacógrafos eram usados apenas em trens. Porém, hoje em dia, é um equipamento crucial para caminhões que atuam no transporte de cargas.

Como funciona esse aparelho?

Após entendido o que é tacógrafo, vamos ver como funciona esse aparelho. Essa peça é uma pequena caixa de plástico instalada nos caminhões. Dentro dela, contém um disco de papel diagrama, como se fosse um CD. A partir disso, um cabo é conectado na saída do câmbio que é capaz de registrar todas as informações da viagem.

Um motorista que sabe o que é tacógrafo utilizando-o no transporte.

O uso do tacógrafo é obrigatório?

Sim. Segundo o Art. 105 do Código de Trânsito Brasileiro na íntegra diz é obrigatório os equipamentos registradores de velocidade e tempo. Veja:

II – para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.

Veja 10 benefícios do tacógrafo em caminhões

Visto o que é tacógrafo e como ele funciona, confira as vantagens desse equipamento na frota de caminhões da transportadora:

  1. garante a segurança no trânsito;
  2. reduz a quantidade multas;
  3. promove a economia de combustível;
  4. diagnósticos que possam prever a manutenção nos veículos;
  5. dados completos do percurso feito motorista;
  6. distância percorrida;
  7. registro de velocidade;
  8. previsão de entrega da carga mais assertiva;
  9. relatórios sobre limite de aceleração;
  10. diminui o risco ao veículo, as cargas e aos condutores.

Um trabalhador calculando o tempo de rota. Saiba o que é tacógrafo e como ele pode ajudar!

Relação do uso do tacógrafo e logística

Podemos perceber que o uso do tacógrafo é uma ótima ferramenta para auxiliar na logística da transportadora. Sendo assim, com essa peça de medição é possível calcular exatamente as horas gastadas nas rotas percorridas contando com as paradas para descanso. Além disso, colabora também para monitorar viagens mais longas onde é preciso realizar a troca de motoristas.

Por último, essa tecnologia proporciona uma previsão correta sobre o tempo de entrega e promove um transporte de cargas mais seguro até o seu destino.

Conte com a logística otimizada da Raízes Transporte!

Entendido o que é tacógrafo e sua importância para os caminhões? Conte com os caminhões modernos da Raízes Transporte. Somos uma empresa de transporte rodoviário com mais de 25 anos de experiência. Nossa equipe é especialista em transporte de medicamentos e transporte de cosméticos.

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Aproveite a visita e confira artigos semelhantes em nosso blog. Lá você encontra:

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags