31Maio
Na imagem vemos um caminhão carregando mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa.

Saiba quais são as mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa

Alguns produtos precisam de um cuidado maior na hora da transferência para outro local. O objetivo da cautela é preservá-los, garantir a integridade e características originais deles. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária possui um selo que dá permissão às empresas especializadas de mover as mercadorias autorizadas para transporte no território nacional.

Você sabe quais são esses produtos? Neste artigo, nós te contamos. Continue lendo e saiba quais são as mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa!

Conheça as mercadorias autorizadas para transporte!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O objetivo da Agência é atuar no controle sanitário de produtos, a fim de manter a qualidade e eficácia deles. Ou seja, serve para evitar danos às mercadorias, bem como à saúde da população.

Dessa forma, existem algumas mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa. Entre elas estão:

  • alimentos;
  • medicamentos;
  • produtos biológicos.

Como deve ser feito o transporte de alimentos?

Podemos observar alimentos, uma das classes de mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa.

Os alimentos estão entre as mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa. Assim, existem alguns cuidados específicos a fim de mantê-los em boas condições. Entre as cautelas estão: data de validade, peso máximo de empilhamento e diferenciação entre alimentos perecíveis e não perecíveis.

Alimentos perecíveis

Os alimentos perecíveis estão entre os que exigem mais cuidado. Afinal, existe um maior risco de deterioração. Dessa forma, é necessário evitar a proliferação de microrganismos (bactérias e fungos) capazes de estragá-los. Assim, segundo a agência, é preciso que se tenha controle de higiene e temperatura no interior do caminhão ao transportá-los. Além disso, é preciso verificar a validade deles e regular o tempo de viagem.

Alimentos não perecíveis

Já os alimentos não perecíveis ou industrializados necessitam de um cuidado menos rígido. Isso ocorre na medida em que esses possuem um risco menor de deterioração durante o transporte. É interessante sempre verificar a validade antes de movimentá-los, uma vez que é contra a lei transportar comestíveis estragados. Além disso, para evitar danos é importante atender às orientações de peso máximo de empilhamento. Estas devem estar na embalagem ou documentação da entrega.

Como se dá o transporte de medicamentos?

Observamos caixas com remédios, mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa.

Os produtos de saúde ou medicamentos são outras mercadorias autorizadas para transporte pela Anvisa. Para movê-los, a empresa precisa seguir as normas específicas. Entre elas, encontram-se as orientações para a manutenção de uma temperatura adequada e contar com espaço específico para armazenagem desses produtos.

Além disso, a Agência ainda tem outras regras para o transporte de medicamentos, como:

  • obter de uma AFE – Autorização de Funcionamento de Empresa;
  • caso seja um carregamento de medicamentos de controle especial, possuir a AE – Autorização Especial.

Como é feito o transporte de produtos biológicos?

Como material biológico entende-se os produtos fabricados a partir de organismos vivos e ativos. Podem ser órgãos, bolsas de sangue ou apenas medicamentos biológicos (produzidos com base em materiais de células ou bactérias).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária possui um manual específico para o transporte de produtos biológicos. Segundo o órgão, para manter essas substâncias em boas condições é importante que:

  • as amostras estejam dentro do parâmetro de temperatura adequado (geralmente entre 2 e 8 graus Celsius);
  • a armazenagem seja feita em embalagens adequadas;
  • o manuseio seja realizado apenas por pessoas qualificadas.

Conte com uma transportadora de qualidade!

A Raízes Transporte é uma empresa de transporte rodoviário que está em atividade desde 1995. Contamos com veículos de excelência, modernos e seguros, além de uma equipe qualificada para o serviço. Precisa transportar medicamentos ou cosméticos? Fale conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags