25Mar
Profissionais elevam cargas durante a armazenagem de mercadorias

Armazenagem de mercadorias: 5 boas práticas para garantir a segurança

A armazenagem de mercadorias nas indústrias deve ser feita com o máximo de cautela possível. Um manuseio incorreto dentro dos armazéns envolve diversos riscos, como acidentes com os operadores e prejuízos para o seu negócio. Portanto, é necessário pôr medidas de segurança em ação para garantir a integridade dos seus produtos. Leia este artigo até o final e descubra as melhores práticas para adotar agora mesmo!

Boas práticas para uma armazenagem de mercadorias segura

1- Estoque limpo e organizado

Profissionais trabalhando na armazenagem de mercadorias

Um local de armazenagem de mercadorias sujo e desorganizado pode causar muitos acidentes no dia a dia. Por isso, é imprescindível que tal espaço esteja sempre limpo, arrumado, iluminado e bem ventilado. A instalação elétrica também deve estar em ótimo estado de conservação para evitar curto-circuito e outros acidentes.

2- Disposição dos materiais

A forma de armazenagem de mercadorias é ponto fundamental na rotina do armazém.

As cargas devem estar sempre estáveis, isto é, bem firmes no local onde elas foram alocadas. Com o passar dos dias, as mercadorias podem perder a estabilidade e despencar dos pontos mais altos do estoque. Portanto, é preciso observar os paletes diariamente para identificar quais deles estão instáveis e fazer as devidas alterações. Além disso, o peso do material não deve ser superior à resistência do piso do armazém.

3- Separação das mercadorias

As cargas devem ser agrupadas em espaços diferentes de acordo com as suas características. Por exemplo, as mercadorias pesadas jamais podem ser alocadas em andares mais altos. Se houver algum acidente, o estrago pode ser grande. Logo, a armazenagem de mercadorias deve ser muito bem planejada quanto à seleção dos espaços destinados a cada tipo de carga.

4- Manuseio cauteloso

Manusear as mercadorias com cuidado dentro do armazém é um desafio. Em geral, são utilizados equipamentos de apoio, como empilhadeiras e paleteiras. Nesse caso, as máquinas devem ser dirigidas em baixa velocidade e somente por profissionais habilitados.

Caso a movimentação de cargas seja feita manualmente, a atenção deve ser direcionada aos operadores. O peso das mercadorias deve ser compatível com a capacidade física de cada funcionário para que não haja risco de ocorrer lesões musculares.

5- Arrumação das prateleiras

Prateleiras na armazenagem de mercadorias

A armazenagem de mercadorias nas prateleiras deve seguir algumas regras. Por exemplo, cada pilha de produtos deve estar a pelo menos 50 cm das paredes e o empilhamento não deve superar 2 metros de altura. Isso evita uma incidência grande de força nas estruturas do armazém, bem como possíveis quedas. Além disso, os itens não podem ter superfícies ou pontas cortantes expostas.

Agora você já conhece as melhores práticas de armazenagem de mercadorias para adotar no seu depósito. Mas, quando o assunto é transporte de cargas, você pode deixar conosco! A Raízes Transporte é uma empresa de transporte rodoviário que transporta mercadorias entre as rotas que envolvem Rio de Janeiro, Aracaju, Belém e Manaus. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

O blog da Raízes Transporte aborda conteúdos exclusivos sobre transporte, logística, armazenagem e assuntos relacionados. Confira nossos últimos artigos:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags