Como deve ser realizado o transporte de medicamento?
Você faz parte de uma empresa especializada em medicamentos e não tem ideia de como funciona o transporte dos produtos? Saiba que todas as partes envolvidas são encarregadas pela qualidade dos medicamentos. Mas, as empresas transportadoras que prestam o serviço da entrega dos produtos, tem que aplicar algumas práticas específicas. No artigo de hoje, vamos te mostrar as características indispensáveis para certificar a segurança do transporte de medicamento durante todo itinerário. Confira!
Regulamentações para transporte de medicamento no Brasil
Para fazer o transporte de medicamento em nosso país é obrigatório seguir a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa). Ela determina regras para o deslocamento deste tipo de produto.
Vamos te apresentar algumas normais mais importante no transporte de medicamento que são:
- Portaria nº 1.052, de 29 de dezembro de 1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária, que estabelece normas para a concessão de Autorização de Funcionamento para empresas que exerçam a atividade de transporte de produtos farmacêuticos, que são sujeitas à vigilância sanitária.
- Resolução-RDC nº 304, de 17 de setembro de 2019, dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamento.
- Resolução nº 433, de 26 de abril de 2005 regula a atuação do farmacêutico em empresas de transporte de medicamento, farmoquímicos e produtos para saúde.
Procedimentos para o transporte de medicamento
1- Transportadora especializada
Encontre uma transportadora de qualidade que tem condições de garantir alguns procedimentos específicos do transporte de medicamento como, por exemplo, o rastreamento dos produtos. Além disso, é essencial fazer o controle de temperatura e umidade. A carga não pode ser exposta ao sol e, em alguns casos, é necessário utilizar caminhões frigoríficos e câmaras frias.
2- Farmacêutico responsável
É obrigatório a participação de um farmacêutico nas transportadoras. Ele será responsável por realizar a capacitação da equipe de operação. Depois disso, ele também informa sobre os procedimentos internos, controla o acompanhamento das boas práticas da empresa transportadora e assegurar a realização da legislação.
3- Documentação
Existem alguns documentos necessários para realização do transporte de medicamento, alguns deles são:
- autorização de funcionamento da empresa, concedido pela Anvisa;
- manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais;
- alvará sanitário;
- certificado de Regularidade Técnica no Conselho Regional de Farmácia.
Raízes transporte: transportadora de medicamentos!
Você está procurando uma empresa especializada em transporte de medicamento? Como observamos no artigo, o serviço de transporte é muito delicado e exige muitos cuidados por parte da transportadora. Aqui na Raízes Transporte, você consegue distribuir os medicamentos da indústria em que trabalha e distribuir para os locais de vendas. Vamos planejar o trajeto dos seus medicamento, escolhendo a rota ideal. Cidades em que atuamos: Rio de Janeiro, Belém, Aracaju e Manaus. Solicite agora um orçamento!