13Set
transporte de medicamentos refrigerados

Desafios no transporte de medicamentos refrigerados

Praticar o transporte de remédios requer muitos cuidados, desde a fabricação, passando pelo armazenamento, locomoção, entrega e novo armazenamento  já nas farmácias. E, claro, na residência do cliente final. Um dos principais tópicos acerca do serviço é a refrigeração necessária durante toda a saga citada. Neste artigo, você entenderá como a Anvisa exige que o transporte de medicamentos refrigerados aconteça no Brasil. Atente-se às informações antes de solicitar o serviço de uma empresa especializada.

Bastidores do transporte de medicamentos refrigerados

transporte de medicamentos refrigerados: bastidores

O que são

Medicamentos refrigerados são mais sensíveis à temperatura. Ou seja, demandam um armazenamento com temperatura controlada a fim de não perderem suas propriedades. Essa refrigeração começa na fabricação, é aplicada no transporte e deve seguir, em diferentes proporções, nas residências também. Todavia, é no transporte de medicamentos refrigerados que os elementos necessitam de mais controle.

Armazenamento

Como dito anteriormente, existem quatro estágios para armazenamento de medicamentos. O primeiro, assim que fabricados. O segundo, durante o transporte. A farmácia cuida do terceiro e o cliente final do quarto. No caso do transporte de medicamentos refrigerados, a temperatura deve ser controlada. Atingindo, minimamente, 2 graus celsius. A seguir, você confere mais detalhes sobre a temperatura.

Temperatura ideal

O transporte de medicamentos refrigerados deve ser preparado em uma temperatura entre 2º e 8ºC. As especificações de cada medicamento são passadas pelo fabricante e devem ser seguidas. Em alguns casos, certos produtos não podem estar expostos a temperaturas acima de 25ºC, outros, 30ºC.

Transporte adequado

transporte de medicamentos refrigerados: veículos

Profissionais

Uma empresa especializada no transporte de medicamentos refrigerados deve investir na capacitação e treinamento de seus profissionais. Por se tratar muitas vezes de elementos delicados, com exigências rígidas, todo cuidado é pouco. Afinal, para um medicamento perder suas propriedades não é tarefa árdua. Portanto, apenas profissionais treinados e capacitados podem controlar a temperatura e armazenamento confortável para os insumos farmacêuticos.

Veículos

O serviço de transporte de medicamentos refrigerados é muito específico e controlado, demanda veículos igualmente preparados. Por isso, para uma locomoção adequada, deve-se conter um baú refrigerado na temperatura indicada para cada medicamento. Além disso, o veículo em geral deve ter uma estrutura física e motorizada para arcar com o transporte sem apresentar danos aos produtos.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acompanha de perto, por meio de suas normas regulamentadoras, o serviço. Temperatura, estrutura, treinamento dos profissionais, tempo de armazenamento e roteiro de entrega. Todas as etapas do transporte de medicamentos refrigerados são regulamentadas pela Portaria 1052/98 e RDC 329/99. Confira, na íntegra, no portal da Anvisa.

Como solicitar o transporte?

Entre já em contato com a Raízes Transporte. Possuímos uma frota 100% própria e equipada para realização do transporte de medicamentos refrigerados. Nossa experiência no segmento, por meio de profissionais altamente qualificados, proporciona o melhor serviço. Somos a melhor opção em empresa de transporte rodoviário quando o assunto é contratar uma transportadora para Rio de Janeiro, Manaus, Aracaju e Belém.

Em nosso blog, já comentamos sobre cuidados no transporte de medicamentos, rastreamento de transportadora, transporte de correlatoscarga lotação e carga fracionada, big data e muito mais.

Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento com a melhor transportadora para Manaus!

Links Úteis: Transporte de medicamentos Transporte de remédios Transportadora para Rio de Janeiro Transportadora para Belém 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags