Passo a passo para montar uma loja de cosméticos no Brasil
Este artigo é dedicado a quem sempre buscou formas de empreender e nunca achou o melhor caminho. Você sabia que o segmento de cosméticos vem crescendo cada vez mais? A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias diz que marcas 100% nacionais apontam um crescimento nominal de 4,1% nas vendas em 2019. A seguir, saiba como montar sua loja de cosméticos agora mesmo e entrar para o mercado movimentado.
O que eu preciso fazer para abrir uma loja de cosméticos?
Análise de mercado
Ao montar sua própria loja de cosméticos, é possível trabalhar com produtos diversificados, em vez de revender apenas de uma marca específica. Todavia, é preciso realizar um trabalho de análise de mercado mais extensa. Na análise, é preciso levantar pontos ligados ao público-alvo, custos iniciais, circulação de pessoas, ponto comercial, investimento, concorrência, perfil do seu consumidor incluindo poder aquisitivo, etc.
Esse tópico é crucial na realização de um empreendimento, pois, analisa toda a estrutura antes de ser iniciada. Com o planejamento cobrindo mercado, público, investimentos e diferenciais competitivos, torna-se mais efetivo o caminho para o sucesso. Além disso, atente-se aos possíveis – e comuns – erros e planos para correção.
Localização
Definir a melhor localização é uma das estratégias de venda para loja de cosméticos. Afinal, agora que já estudou seu público-alvo, não há sentido em construir seu empreendimento longe dele, certo? Depois de escolher o melhor ponto comercial, avalie questões de infraestrutura (em um espaço já pronto, há necessidade de reforma?), visibilidade, concorrência, condições de acesso e segurança.
Estrutura física
Pensar na melhor infraestrutura para receber uma loja de cosméticos é essencial. Almejando vender mais e cativar o público, pense em como os produtos são expostos. Ou seja, iluminação, refrigeração do ambiente, espelhos, vitrines, balcões, cestinhas, etc. Além do que é necessário para o trabalho: computadores, software para realizar vendas, impressora e cadeiras. Mesmo que o orçamento seja baixo, é possível garantir todos esses elementos extremamente importantes para loja de cosméticos.
Produtos e fornecedores
Mesmo que não seja a filial de uma grande marca de estética, seus produtos precisam de qualidade. Busque por bons fornecedores e garanta a boa gestão de entrada e saída de produtos. É importante ressaltar que você precisa de mais de um fornecedor para manter a estabilidade da sua loja de cosméticos. No mínimo, tenha à disposição três empresas que trabalhem com produtos do segmento.
Você pode começar com batons, pincéis, cílios postiços, paleta de sombras, corretivos faciais, rímel, iluminador facial, delineador, pós compactos, primer, cremes hidratantes, desodorantes e perfumes de frascos pequenos. Não esqueça dos sais de banho, sabonetes, óleos corporais, demaquilantes e máscaras faciais. Na loja, setorize cada produto para facilitar a organização.
Equipe
Para lojas pequenas (até 40 m²), um único funcionário para lidar com as vendas e outro para o caixa (por que não você?) é o essencial. Não deixe de avaliar as demandas da clientela e, claro, se preciso, investir mais em capital humano. O importante é que cada colaborador tenha treinamento para lidar com público e conhecimento das propriedades de cada produto. Na venda em loja de cosméticos, o público busca por dicas que possam aplicar no dia a dia.
Controle de gastos
O custo mensal da loja de cosméticos dependerá de muitas questões internas. Número de funcionários, gastos fixos com luz, água, internet e telefone, aluguel, limpeza e estoque. Além dos gastos extras com alimentação, manutenções, etc. Com esse controle, é possível definir qual é o limite mensal e, com devida consultoria financeira, gerir as receitas.
Divulgação
De nada adianta investir no empreendimento e não divulgá-lo. Você pode optar pelos métodos tradicionais, como panfletagem, para divulgar a inauguração e promoções. Mas a internet ganha cada vez mais forças para potencializar a presença de empresas no mercado. Faça anúncios patrocinados no Facebook e busque interagir com os clientes. Quando o orçamento aumentar, contrate serviços de marketing digital.
Registro
O registro é a parte mais importante e crucial para o sucesso da sua empresa. Para um estabelecimento comercial, é preciso registrá-lo na prefeitura da cidade. Para isso, você pode buscar por um contador de confiança que cuide da burocracia em prol da legalização do seu negócio. Com o profissional, você ficará por dentro dos encargos tributários e registros estabelecidos por lei.
Transporte de cosméticos e gestão de estoque
Ao escolher os melhores fornecedores, faça reuniões e defina o melhor para os produtos. E com isso estamos falando do transporte de cargas. Confie nos serviços da Raízes Transporte! Somos uma empresa de transporte rodoviário com experiência na locomoção de cosméticos, opção perfeita para sua loja de cosméticos. Funcionamos como transportadora para rio de janeiro, transportadora para aracaju, transportadora para belém e transportadora para manaus.
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