Você conhece os indicadores de desempenho logístico?

2020 07 18 Indicadores De Desempenho Logistico

Os indicadores de desempenho logístico também podem ser chamados de indicadores-chave de desempenho. Trata-se do conjunto de ferramentas que, quando utilizadas juntas, formam uma métrica para a medição da qualidade dos serviços. Buscam, portanto, identificar as áreas que necessitam de melhorias e ajudam a detectar o nível de qualificação desenvolvida em outras. Por essa razão, se você é um profissional ativo no setor de indústria, não deve deixar de conhecê-los. Prossiga a leitura deste artigo para saber mais sobre eles.

Quais os 5 principais indicadores de desempenho logístico?

Profissional avalia os indicadores de desempenho logístico

1 – Índice de ocorrências

Em primeiro lugar, dentre os indicadores de desempenho logístico, está o índice de ocorrências. Como sempre falamos, garantir a satisfação do cliente no momento de entrega é fundamental para aumentar a percepção positiva da empresa. Contudo, como nem sempre todos os produtos chegam sem danos, o índice de ocorrências ajuda a medir reclamações e perdas que elevam o prejuízo.

Sendo assim, o melhor para a empresa é que o índice de ocorrências esteja sempre baixo. Quando elevado, representa um grave problema.

2 – Acuracidade do inventário

Outro indicador-chave de desempenho é o de acuracidade do inventário. Ele é responsável por medir a discrepância entre o estoque físico e o registro do sistema de controle. Ou seja, serve como um demonstrador que verifica a quantidade de itens que encontram-se armazenados e quais já saíram, mas continuam fazendo parte da classificação no sistema.

O indicador de acuracidade, nesta medida, pode ser avaliado de forma geral ou separadamente. Serve, portanto, para revelar a porcentagem dos itens armazenados em estoque, o que impede a venda sem que o artigo realmente esteja no armazém.

Profissional de logística sorrindo com indicadores de desempenho logístico

3 – Índice de atendimento do pedido ou Order Fill Rate (OFR)

O índice de atendimento do pedido mede o tempo de processamento. Isto é, considera todo tempo entre o pedido dos itens pelo cliente até a entrega. Assim como o primeiro da lista dos indicadores de desempenho logístico deste artigo, índice de ocorrências, o OFR deve se manter baixo.

Logo, a indústria precisa dispor de estratégias que reduzam o tempo de atendimento para aumentar a capacidade de fidelização.

4 – Custos logísticos

Se você é gestor de uma indústria, certamente já conhece a necessidade de medir os custos logísticos. Diferentemente dos outros indicadores de desempenho, estão presentes em quase todas as etapas dos processos de obtenção e entrega de produtos.

Veja em quais casos a avaliação do custo logístico é necessária:

  • custo do frete sobre vendas;
  • valor do frete por pedido;
  • perdas de materiais em estoque;
  • incidência de avarias e extravios;
  • gastos com devoluções.

A partir da observação do resultado destes tópicos, terá como comparar o gasto do setor logístico em relação aos demais setores da empresa.

5 – Percentual de entregas realizadas no prazo ou On-Time Delivery (OTD)

Por fim, um dos indicadores de desempenho logístico que mais colaboram para a boa performance dos demais é o percentual de entregas realizadas no prazo. Desta maneira, para obter bons resultados neste indicador é necessário traçar rotas, entender os destinos dos transportes e verificar a qualidade do agendamento de entregas.

As entregas realizadas dentro do prazo aumentam o potencial competitivo no mercado de atuação da empresa.

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