25Mar
O que é carga fracionada com caminhão e encomendas

O que é carga fracionada e como essa modalidade funciona?

O mercado de logística é amplo e repleto de termos técnicos. Entre eles, os que mais causam dúvida são as modalidades de transporte de cargas. No momento de contratar serviços como esses, é importante estar atento às particularidades de cada gênero de locomoção para escolher aquele que mais se adequa à sua necessidade. Neste artigo, abordaremos uma dessas categorias. Continue a leitura para entender o que é carga fracionada, como ela funciona e quais seus benefícios.

O que é carga fracionada e como funciona?

Caixas explicam o que é carga fracionada

Em primeiro lugar, vamos entender o que é carga fracionada. Essa modalidade consiste na movimentação de mercadorias que não preenchem todo o espaço de um veículo. Por isso, elas são conduzidas até o centro de distribuição da transportadora para serem alocadas com cargas de outros embarcadores. Ou seja, em uma única viagem, são transportadas as mercadorias de diferentes clientes para que o volume final possa ocupar toda a caçamba do caminhão.

Em resumo, podemos dizer que a principal característica da carga fracionada é a coleta de pequenas quantidades de vários embarcadores para consolidar em uma única carga.

A modalidade funciona como um grande agrupamento de encomendas originárias de diferentes fornecedores com direção a um destino em comum. Dessa forma, é uma ótima opção para quem deseja enviar poucos produtos sem desembolsar o alto custo de um veículo fechado.

Quais os benefícios dessa modalidade?

o que é carga fracionada com encomendas

Agora você já sabe o que é carga fracionada. Vamos conhecer seus benefícios!

Em geral, essa modalidade apresenta uma vantagem muito boa em relação ao preço. As transportadoras cobram o frete da carga fracionada por fração, não por totalidade do veículo. Em outras palavras, você não paga pela exclusividade do caminhão, e sim pela fração de espaço que você utilizará.

As entregas também são mais ágeis, já que não é preciso ter altas demandas de produção para realizar o transporte. Pequenas frações podem ser enviadas, finalizando o processo de forma mais rápida.

Outro benefício é a frequência fixa de entrega. O cliente tem a garantia de que os produtos serão entregues dentro do período de tempo previsto, sempre! Os caminhões têm horário de saída e chegada predeterminados para evitar atrasos e outros imprevistos na entrega.

Quem faz transporte de carga fracionada no Brasil?

Ok, você já sabe o que é carga fracionada, como funciona e seus benefícios. Agora vamos falar sobre como contratar esse tipo de serviço com as transportadoras.

Primeiramente, você deve avaliar o custo-benefício levando em consideração três variáveis: custo, prazo de entrega e condições de envio. O nível de serviço deve ser examinado com cautela para que você não tenha prejuízo após a contratação.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é carga fracionada, conte conosco para realizar o transporte de cargas! A Raízes Transporte é uma empresa de transporte rodoviário que movimenta mercadorias entre os eixos que envolvem Rio de Janeiro, Aracaju, Belém e Manaus. Além da carga fracionada, realizamos o transporte de carga lotação, que compreende os itens que ocupam a área total do caminhão.

Nossas especialidades são o transporte de medicamentos e o transporte de cosméticos. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags