20Fev
big data no transporte

Vantagens do big data no transporte

Hoje em dia, a tecnologia é uma poderosa aliada das operações de transporte. Com ela, é possível antecipar custos, roteirizar rotas e até controlar o uso de combustível. Nesse contexto, o big data tem sido cada vez mais utilizado. Por conta das suas utilidades, ele se tornou um item imprescindível para o sucesso de uma empresa de transporte rodoviário. Para que você saiba mais detalhes sobre essa importante tecnologia, a Raízes Transporte elaborou este artigo. Assim, você terá mais facilidade para reconhecer e selecionar a transportadora ideal, de acordo com a inteligência empregada nos serviços. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que é big data?

 

É possível conceituar o big data como o volume de dados gerados por uma empresa. Com esse recurso, é possível realizar a integração de informações, para que esse conhecimento seja utilizado de forma relevante. Logo, essa é uma tecnologia imprescindível para quem deseja facilitar os processos de gestão e logística.

O mais comum é que o big data seja utilizado para a elaboração de estratégias internas. No caso do segmento de transportes, ele pode ser usado para o planejamento de rotas, acúmulo de informações sobre consumidores e gestão de motoristas. Por conta dessa particularidade, é possível melhorar a eficiência da transportadora com a inteligência.

Um conceito muito utilizado para definir as utilidades do big data, é o de “três Vs”. Esses tópicos são úteis para exemplificar as possibilidades de ação da tecnologia dentro de uma empresa.

Os três Vs

– volume: quantidade de dados que é possível coletar com a tecnologia. Eles podem variar de terabytes e petabytes, de acordo com a sua aplicação;
– variedade: inclui dados de ampla variedade de origem e formato. Quanto mais diversificados são essas informações, mais complexas são as análises e oportunidades geradas;
– velocidade: assegura que esse processamento de dados seja realizado com agilidade. Nessa etapa, as informações são coletadas, armazenadas e analisadas em um curto período.

Considerando esses fatores, é possível dividir as fases do processamento do big data. A primeira delas é a coleta de informações brutas. É fundamental que o repositório da tecnologia seja seguro, para que os armazenamentos aconteçam sem grandes problemas.

A segunda etapa é a de processamento e análise. Aqui, os dados serão transformados de estado bruto para um formato consumível. Assim, será mais fácil verificar e fazer o diagnóstico da empresa com base no conteúdo oferecido.

Por último, é feita a visualização das descobertas apontadas pelo big data. O ideal é que os dados sejam disponibilizados para todas as partes envolvidas no setor estratégico do negócio. Dessa forma, será mais fácil realizar previsões e estatísticas sobre os processos realizados pela transportadora.

Tipos de análises

 

Por conta da complexidade desse tipo de inteligência, é possível realizar diversos tipos de análises. É importante considerar que essas avaliações dependerão do objetivo da empresa. Veja mais detalhes, abaixo.

Análise descritiva

Esse tipo de avaliação é muito importante para quem deseja realizar diagnósticos de erros. Por exemplo, descobrir “o que aconteceu e por quê?”. Geralmente, são elaborados relatórios com placares e painéis complexos sobre um determinado tema.

Análise preditiva

Nesse caso, é estimada a possibilidade de um determinado evento acontecer. Esse tipo de recurso é muito útil para antecipar fraudes, alertar sobre a necessidade de manutenções e outros tipos de ações preventivas.

Análise prescritiva

 

Aqui são feitas recomendações específicas para o usuário. Suposições sobre os resultados de determinadas ações são realizadas nessa categoria. Esse tipo de análise é muito útil para antecipar problemas e criar estratégias de transporte.

Com base nessas informações, é possível concluir que o big data é imprescindível para quem deseja potencializar o funcionamento da transportadora. Com essa tecnologia, é possível implementar uma mentalidade baseada em dados, tornando as decisões mais certeiras dentro da empresa. Ou seja, são realizadas melhorias extremas no desempenho dos funcionários.

Além disso, a otimização de rota, rastreamento de transportadora, gerenciamento de motoristas e previsão de demandas são realizados com facilidade.

Isso gera mais transparência nos processos realizados internamente e melhora drasticamente a experiência do cliente. Por isso, prefira transportadoras que utilizam esse tipo de tecnologia no momento da contratação.

Portanto, saber o que e big data é uma importante etapa para entender como uma transportadora funciona. Se você deseja contar com uma empresa que utiliza a tecnologia em seus processos, conheça a Raízes Transporte. Atuamos com excelência em todo o Brasil, com o transporte de carga lotação e carga fracionada. Nossos veículos são revisados constantemente e nossos motoristas são altamente treinados. Entre já em contato e saiba mais!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags