28Out
como vencer a logística no agronegócio?

Logística no agronegócio: um desafio a ser vencido!

A logística no agronegócio está relacionada ao papel do transporte de cargas. Produtores e/ou indústrias cumprem o papel de repassar os produtos até os pontos de venda. Assim, a aplicação de uma estratégia responsável colabora para assegurar a qualidade dos produtos até o destino. Entretanto, como as atividades de plantio e colheita demandam tanta atenção, por vezes o escoamento pode ficar “esquecido”. Pensando nisso, neste artigo falaremos um pouco sobre como vencer os desafios que se encontram relacionados à logística de distribuição.

Qual é a importância da logística no agronegócio?

A logística no agronegócio é um dos processos que otimizam custos e melhoram as práticas de escoamento. Isso contribui para que os produtos agrícolas, que são altamente perecíveis, sejam ofertados em tempo hábil para o consumo. Portanto, quando a logística de distribuição é implantada por meio da terceirização pode se tornar um diferencial competitivo.

Na sequência, trataremos alguns pontos em que ficam estabelecidos as diferentes aplicações da logística no agronegócio. Confira!

Apoio à produção

Como dissemos anteriormente, a logística de distribuição, dentro do contexto do agronegócio, é a favor da diminuição dos custos. Por essa razão, quando ela se baseia na colaboração com a produção desenvolvida, pode ser feita apenas com a movimentação de pequenas cargas. A intenção, deste modo, é impedir a formação de grandes estoques e fazer a distribuição de forma seletiva. Assim, a produção poderá prosseguir sem que produtos sejam perdidos por falta de uso.

Nessa medida, para que as técnicas sejam aplicadas sem prejudicar as questões internas, é preciso haver constantes vistorias.

imagem de caminhão na estrada, com gramado verde nas laterais

Fornecimento de suprimentos

Assim como a logística no agronegócio pode ceder apoio à produção, ela também é capaz de fornecer os suprimentos necessários para essa. Aqui, o processo acontece ao inverso do que foi abordado anteriormente. A ideia é fazer com que os produtos que são usados para fomentar fabricação das mercadorias cheguem até o ponto de repasse para os fazendeiros ou donos de terras.

Deste modo, a solicitação é feita para a empresa terceirizada pelo responsável do local comercial. Vale destacar que o atendimento ao pedido será aprovado ou não a partir do tamanho do volume a ser transportado.

Fim da perda de produtos

Quando o transporte de cargas é feito em larga escala, existe o risco da perda de grande parte dos produtos. Em geral, ela acontece em razão do tanto da deterioração, quanto da armazenagem. A redução dessas perdas evita prejuízos para o setor e também se estabelece como um grande desafio para ele.

Portanto, optar pelo escoamento seletivo, onde há cuidado redobrado no manuseio, influi diretamente na redução das preocupações com essa questão.

logística no agronegócio na distribuição

Logística de distribuição

Por fim, a logística de distribuição atua como uma união dos pontos que foram abordados anteriormente. Ela tem foco para o transporte em pequenas divisões, controle do processo de estoque e no planejamento do frete. Deste modo, a ideia é evitar que os produtos não sejam tratados de acordo com a especificidade deles, o que impede atrasos na entrega.

Então, a prática de posicionar a logística no agronegócio por meio da terceirização é, mais uma vez, viável. Nessa conjuntura, os pontos de venda serão supridos sem prazos retardatários e com a qualidade esperada.

Qual empresa de transporte contratar?

Gostou do nosso artigo sobre logística no agronegócio? A Raízes Transporte é uma transportadora para Belém, Aracaju, Manaus e outros eixos do Brasil onde o agronegócio está presente! Para não influenciar a perda de qualidade de sua carga, recomendamos o transporte de carga fracionada!

Em nosso blog, veja outros artigos que tratam temas que fazem relação com este! Não deixe de conferir a importância dos bons materiais de embalagens, como criar um roteiro de entregas eficiente e como armazenar itens na empresa.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags