16Jan
materiais de embalagem

Importância de bons materiais de embalagem

Diversos aspectos são levados em consideração quando é feita a contratação de uma empresa de transporte rodoviário, como rota, uso de rastreadores e revisão dos veículos. Apesar da importância desses elementos, os materiais de embalagem utilizados pela transportadora também devem ser analisados. Afinal, o armazenamento inadequado pode facilitar avarias na carga.

Para que você entenda melhor a importância dos bons materiais de embalagem, a Raízes Transporte preparou este artigo. Utilize as informações fornecidas aqui no momento de escolher a empresa que ficará responsável pelo deslocamento da sua mercadoria. Seguindo esse cuidado, diversos prejuízos serão evitados. Continue lendo para saber mais detalhes!

Por que usar bons materiais de embalagem para o transporte?

 

O processo logístico possui inúmeras etapas, que envolvem o armazenamento, separação e expedição do produto. Dependendo do material de fabricação da mercadoria, é possível que ela não suporte todos esses procedimentos. Por isso, os materiais de embalagem são fundamentais para evitar avarias e garantir que a carga chegue ao destino conservada. Afinal, ninguém espera receber um item defeituoso quando contrata uma transportadora.

Geralmente, os materiais de embalagem são escolhidos de acordo com a fragilidade do produto transportado. Em alguns casos, a modalidade do translado também pode influenciar na escolha do tipo de empacotamento. O motivo para essa mudança é a propriedade do produto. No caso da carga lotação, a mercadoria costuma ser maior, demandando materiais de embalagem mais resistentes. Já na carga fracionada, os itens usados para o armazenamento precisam ser menores, mas igualmente resistentes.

A melhor forma de assegurar a adequação dos materiais utilizados é seguindo as normas de órgãos como Anvisa e Inmetro. A Anvisa estabelece regras para o transporte de itens como medicamentos e cosméticos. Já o Inmetro é responsável por realizar testes que comprovam a qualidade da embalagem de acordo com o seu fim. No momento de contratar uma transportadora, é importante verificar se ela possui o amparo desses órgãos. Dessa forma, você terá a garantia de embalagens adequadas.

Possíveis consequências de uma embalagem inadequada

 

As possibilidades de danos são inúmeras quando a embalagem é escolhida de maneira incorreta. Porém, listamos aqui as mais prejudiciais para a empresa contratante e para o consumidor final da mercadoria:

– contaminação do produto por materiais tóxicos;
– rompimento da embalagem e perda do produto como consequência;
– danos na mercadoria com a movimentação dos caminhões.

Essas avarias são ainda mais perigosas durante o transporte de medicamentos. De acordo com a Anvisa, esses itens precisam de especificações durante a locomoção, para que as suas propriedades sejam mantidas. Se essas medidas não forem seguidas, os perigos para o consumidor são grandes.

Os riscos no transporte de cosméticos também são grandes com os materiais de embalagem inadequados. Assim como os medicamentos, esses itens precisam de um armazenamento muito específico para o transporte. O consumidor também pode ser muito prejudicado se essas normas não forem seguidas, porque as propriedades dos produtos podem ser alteradas drasticamente ao longo do trajeto.

Tipos de materiais de embalagem para cada mercadoria

 

Agora que você já conhece a importância da embalagem, é importante ter conhecimento dos materiais utilizados para cada produto. Esses itens serão escolhidos de acordo com a propriedade da carga e rota escolha.

Embalagem de papelão

Esse é o tipo de embalagem mais comum nas operações logísticas. O papelão é um bom material para proteger contra impactos e para fazer empilhamentos sem danificar a mercadoria. Para potencializar o armazenamento, o plástico bolha costuma ser usado como complemento.

Acolchoamento

Costuma ser muito utilizado em mercadorias mais frágeis ou rotas muito longas. Nesse caso, são utilizadas uma série de materiais, como isopor, papelão, plástico bolha e afins. Com isso, o empilhamento e o transporte podem ser feitos com maior segurança e menos riscos de avarias.

Paletes

Semelhantes aos estrados, são mais usados para facilitar a movimentação de cargas com as empilhadeiras e macacos hidráulicos. Eles podem ser de madeira, ferro, aço ou plástico, dependendo do tipo de mercadoria transportada.

Contêineres

Os contêineres contam com dimensões padronizadas, no formato de caixas. Eles são muito úteis para trajetos a longa distância e em muitos casos são extensões em depósitos. É possível encontrá-los no modelo tradicional ou refrigerado.

Gostou de conhecer mais sobre os materiais de embalagem para transporte? Se essa é uma preocupação para você, conte com a Raízes Transporte. Conosco, você tem a garantia de qualidade e segurança durante todo o percurso, com processos precisos de armazenamento. Além disso, nossos veículos são revisados com constância e possuem rastreadores de alta tecnologia para proporcionar mais tranquilidade ao serviço. Para saber mais detalhes, entre já em contato com a nossa empresa!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags