02Ago
Vemos caminhões de entrega. Quer garantir a satisfação do cliente? Conheça a logística fulfillment!

O que é a logística fulfillment? Entenda como funciona na prática!

Você sabe o que é modelo de logística fulfillment? Esse termo traduzido na íntegra nos remete à ideia de “cumprimento” e “realização”. Ou seja, é uma prática operacional voltada para satisfação completa do cliente. Pensando nisso, o processo fulfillment se inicia desde o estoque, passa pele etapa do transporte e é finalizado no feedback da venda. Prossiga a leitura deste artigo, fique por dentro do assunto!

Afinal, o que é logística fulfillment?

A logística fulfillment é uma operação focada em atingir altos níveis de satisfações do cliente. Porém, para que isso aconteça é necessário dedicação especializada em cada setor. Basicamente, funciona desde o primeiro passo, que é o pedido do produto, até a logística reversa durante a pós-entrega.

Veja as 5 etapas da logística fulfillment!

1- Processamento do pedido

O primeiro passo da logística fulfillment começa na solicitação e processamento do pedido. Nessa etapa é necessário ter atenção ao estoque para garantir que o pedido do cliente esteja apto para ser disponibilizado.

2- Picking (separação do pedido)

Na imagem vemos uma separação dos produtos pedidos. Uma etapa da logística fulfillment.

Após o processo anterior é preciso fazer a coleta do pedido no prazo viável para que não haja atraso na entrega. Nessa fase, a equipe é responsável por selecionar o modelo e quantidade correta dos produtos que serão enviados.

3- Packing (embalagem dos produtos)

O terceiro passo da logística fulfillment consiste em embalar a encomenda corretamente para ser feito o despacho. Nesse estágio são demandadas agilidade e atenção de toda equipe para não causar danos ao produto enviado. Ademais, o processo exige que a embalagem esteja segura e sinalizada durante todo o transporte.

4- Transporte

Esse processo consiste na entrega física do produto nas mãos do cliente. Pensando nisso, é preciso escolher uma transportadora confiável para que sua encomenda seja entregue no prazo estipulado. Além disso, é indispensável avaliar questões de seguro de carga contra roubos e avarias dos produtos dentro do baú.

5- Feedback (pós-entrega)

Fechando nosso guia completo de logística fulfillment, temos o atendimento pós-venda. Em outras palavras, esse tópico visa investimento em pesquisas de satisfação sobre o serviço prestado. Ademais, em alguns casos é necessário aplicar a logística reversa, quando o cliente exige trocas e devoluções do pedido feito.

Um feedback sobre a satisfação com a entrega de um cliente. Essa é a última etapa da logística fulfillment!

A importância do fulfillment

A implementação da logística fulfillment na empresa implica na diminuição de reclamações a respeito de prazo de entregas. Além disso, garante que seus produtos cheguem ao destino sem avariais durante o transporte da carga. Concluímos que todo esse processo visa a boa reputação e confiabilidade na empresa somadas às avaliações positivas e fidelizações dos clientes.

Raízes Transporte: sua melhor opção em transporte de carga rodoviário!

Otimize a gestão logística da sua empresa com a Raízes Transporte. Somos uma empresa de transporte modal rodoviário com mais de 25 anos de atuação no país. Tralhamos com carga fracionada e carga lotação. Possuímos rotas em Aracaju, Belém, Manaus e Rio de Janeiro. Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags