02Dez

Veja 5 dicas para alcançar uma logística de medicamentos eficiente!

Fazer a gerência de produtos corretamente é de extrema importância para o bom andamento do negócio. Quando falamos da logística de medicamentos, essa necessidade não diminui. Pelo contrário, é essencial contar com uma organização eficiente para evitar danos ao produto ou à saúde do cliente final.

Está achando complicado fazer a logística de medicamentos? Então, confira o conteúdo abaixo. Aqui, a Raízes Transporte te ajuda a conduzir uma gestão eficaz. Acompanhe!

Confira nossas dicas para uma boa logística de medicamentos!

1- Faça o gerenciamento de estoque

Um dos principais fatores que interferem na eficiência da logística de medicamentos é a gestão de estoque. Ela é essencial para garantir que todos os produtos necessários estarão na farmácia, por exemplo, ou onde precisam estar. Ajuda a identificar a quantidade restante de cada um no local de armazenamento, bem como definir os itens de maior demanda. Assim, é possível observar os produtos que precisam ser comprados em porções maiores, e os que não possuem essa necessidade. Para isso, basta observar os recebimentos, as separações e envios.

Vemos uma farmacêutica cuidando do estoque. Veja dicas para logística de medicamentos!

2- Controle o espaço de armazenamento

Controlar o galpão ou estoque onde os medicamentos ficam armazenamos também é importante. Afinal, se forem mantidos em temperaturas erradas, por exemplo, podem diminuir a eficácia do remédio. Ou seja, reduz a qualidade do produto. Dessa forma, torna-se essencial cuidar do depósito.

Para fazer um bom armazenamento de produtos desse gênero, é preciso:

  1. contar com uma câmara fria no local de estoque para remédios termossensíveis, como vacinas;
  2. manter os demais produtos a uma temperatura que não ultrapasse os 25ºC;
  3. evitar locais úmidos, sem ventilação ou expostos ao sol.

3- Selecionar uma embalagem de qualidade

Bem como ocorre no carregamento de qualquer produto, é preciso escolher uma embalagem adequada para os remédios. O ideal é que as caixas tenham espaço suficiente para os itens, mas não tenham grandes sobras. Caso contrário, podem sofrer impacto e danificar as mercadorias.

Além disso, também é preciso verificar as necessidades de cada produto. Alguns remédios podem precisar de isopor para manter a temperatura, por exemplo. Apenas dessa forma poderão chegar ao destino de forma íntegra. Essa é uma das etapas mais importantes da logística de medicamentos e deve contar com dedicação.

4- Escolher o melhor transporte

Vemos um caminhão com remédios. Saiba como funciona a logística de medicamentos!

Usar um veículo correto também é importante para garantir a qualidade desse tipo de mercadoria. Eles precisam ser adaptados, não podem conter acesso à luz do sol em seu interior e precisam ter controle de temperatura.

É preciso ainda conhecer a empresa. Segunda a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é necessário que a empresa conte com um farmacêutico. Este profissional será o responsável por controlar a cadeira de distribuição de produtos e atestar a qualidade deles. Também fica encarregado de assegurar que os funcionários mantêm os protocolos de higiene e segurança necessários.

5- Acompanhe sua mercadoria
Por fim, nossa última dica é sobre a importância de acompanhar a mercadoria durante o transporte. Esse rastreamento (https://raizestransporte.com.br/importancia-do-rastreamento-de-transportadora/) fornece informações em tempo real sobre a localização e ajuda na identificação de situações de risco. Além disso, auxilia na garantia do cumprimento de prazos e evita a falsificação. Desse jeito, é essencial para garantir uma boa logística de medicamentos.

Raízes Transporte: sua transportadora de medicamentos!

Precisa de auxílio para ter uma logística de medicamentos eficiente? A Raízes Transporte pode te ajudar! Somos uma empresa de transporte rodoviário e uma de nossas especialidades é o transporte de remédios. Contamos com veículos adaptados e rastreáveis, além de excelentes profissionais e certificação ANVISA. Quer garantir a chegada dos seus insumos e produtos de forma íntegra e segura? Este é o lugar certo! Somos uma transportadora do Rio de Janeiro. Também carregamos produtos para Manaus, Aracaju e Belém. Atendemos suas necessidades? Entre em contato conosco e garanta qualidade de entrega!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags