15Set

Logística de cosméticos: você sabe como funciona?

O segmento de cosméticos e perfumaria está em crescimento no Brasil, ficando atrás apenas de moda e acessórios. Por isso, muitos empresários estão investindo no segmento. Igualmente grandioso, o meio digital libera, diariamente, muitas demandas para quem empreende no país. A principal delas é para e-commerce que depende, dentre muitos tópicos, de logística de cosméticos melhor aplicada. São assuntos pertinentes à embalagem, armazenamento, transporte e outras cláusulas das normas regulamentadoras. Entenda tudo neste novo artigo da Raízes Transporte.

Logística de cosméticos: empreendimento

logística de cosméticos: empreendimento

Planejamento

Com o negócio sempre em crescimento no mercado, é preciso ter uma logística de cosméticos que passe por todas as áreas. Essas necessidades serão identificadas a partir do processo de planejamento. É preciso gerir cronograma de pedidos, entregas, custos, atendimento, etc. Uma equipe bem capacitada e treinada a fim de não deixar problemas comuns a toda empresa atingir em níveis extremos e fatais a vida útil do empreendimento.

Armazenamento

Na logística de cosméticos, a parte da entrega é extremamente importante. Porém, um espaço utilizado anteriormente também entrega a qualidade final do produto/serviço. Os cosméticos são, comumente, produtos frágeis e demandam bons espaços para armazenamento. Seja própria ou terceirizada, a logística de cosméticos deve acompanhar o local e se certificar de toda higiene, segurança e sistema de entregas e recolhimento.

Embalagem

A embalagem precisa proteger o produto inteiramente. Por mais que pareça óbvio, muitas empresas pecam pela tentativa de economizar em embalagem. Acabam gerando prejuízos maiores, claro. Embalagem deve ser resistente e garantir a segurança do produto durante todo o trajeto, até chegar ao cliente final.

Prazos

Quanto mais rápido durar o processo de entrega, melhor. O mundo de hoje (leia-se: demanda dos clientes) está sempre focado em agilidade. O cliente satisfeito aumenta a probabilidade de futuras compras. Além disso, quanto menos tempo o cosmético permanecer na empresa, melhor. Só assim fica livre de possíveis danos na estrutura ou particularidades por questões exteriores, muitas vezes incontroláveis.

Anvisa

Ter um negócio de sucesso depende das normas regulamentadoras. Normal! Afinal, todos os segmentos dependem de leis de boas práticas. Para a logística de cosméticos, no sentido empreendedor, é preciso estar atento às documentações exigidas pela Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cuida da inspeção do armazém dos produtos, o que define a continuidade (ou não) dos trabalhos. Esse órgão é responsável por orientar o serviço, juntamente com a equipe responsável.

Logística de cosméticos: transporte

Logística de cosméticos: transporte

Terceirizar o sistema de transporte de cosméticos facilita muito o processo e as etapas do planejamento. Esse serviço deve ser realizado com muita segurança e tecnologia necessária para aplicar rastreamento e monitoramento do veículo. Para a logística de cosméticos, ter uma empresa de transporte rodoviário com experiência no mercado é primordial.

Você já conhece a Raízes Transporte? Além da certificação ANVISA, possuímos frota 100% própria, veículos monitorados 24h e rotas para Rio de Janeiro, Manaus, Aracaju e Belém. Além da possibilidade de transportar seus cosméticos por carga lotação e carga fracionada. Em nosso blog, você encontra artigos exclusivos sobre materiais de embalagem, riscos no transporte de cosméticos e muito mais. Entre em contato e solicite seu orçamento conosco!

 

Links Úteis: Transportadora para Manaus Transportadora para Rio de Janeiro Transportadora no Rio de Janeiro Transportadora para Belém

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags