01Mar
Mão calculando os impostos ISS ou ICMS

ISS ou ICMS: qual imposto incide no serviço de transporte?

Um assunto que gera muitas dúvidas entre as transportadoras é em relação à tributação sobre prestação de serviço de transporte. Afinal, qual imposto incide nessa atividade: ISS ou ICMS? Hoje a Raízes Transporte responde a essa questão tributária! Vamos explicar quando cada um desses impostos cabe de acordo com o que diz a Lei vigente. Confira!

Imposto no serviço de transporte: ISS ou ICMS?

Mulher fazendo cálculo dos impostos ISS ou ICMS

Antes de saber qual imposto incide no transporte de carga, se é ISS ou ICMS, vamos entender melhor sobre cada um deles. Acompanhe!

Diferença entre ISS e ICMS

O ISS (ou ISSQN) é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Ele é cobrado pelos Municípios ou Distrito Federal que incide sobre uma lista de serviços que você encontra descrito na Lei Complementar nº 116/03. É válido ressaltar que a atividade de transporte faz parte dessa lista.

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ele é cobrado pelo Estado ou Distrito Federal, também de acordo com a mesma lei. Assim como o ISS, também incide sobre o serviço de transporte.

Natureza do transporte

Transporte de cargas e impostos ISS ou ICMS

Em primeiro lugar, deve-se fazer uma análise para verificar se o imposto que irá incidir sobre o transporte será ISS ou ICMS. Mais especificamente, você deve identificar qual a natureza do transporte: intramunicipal, intermunicipal ou interestadual. Entenda:

  • intramunicipal: operação de serviços dentro do mesmo município. Exemplo: você tem uma mercadoria no Rio de Janeiro e irá transportá-la para outro local dentro do mesmo município. Nesse caso, incide o ISS;
  • intermunicipal: operação de serviços entre municípios do mesmo Estado. Por exemplo: você tem uma mercadoria no Rio de Janeiro e transporta para a prefeitura de Duque de Caxias. Aqui, ocorre a incidência de ICMS;
  • interestadual: operação de serviços entre estados federados. Por exemplo: transporte de mercadoria do Rio de Janeiro (RJ) para Belém (Pará). Aqui também ocorre a incidência de ICMS.

Documento fiscal

Em resumo, é importante deixar claro que você deve analisar com cuidado a natureza do serviço. Só assim você poderá definir se vai incidir ISS ou ICMS e, consequentemente, saber qual documento fiscal irá acompanhar o serviço. No caso da incidência de ISS, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Agora, para incidência de ICMS, é exigido o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

No entanto, é preciso tomar bastante cuidado! O erro nessa interpretação pode resultar em pagamentos de impostos indevidos e possíveis penalizações, seja por parte dos Estados ou das Prefeituras.

Agora que você sabe quando incide ISS ou ICMS, deixa que a Raízes Transporte cuida da sua carga! Nossa empresa de transporte rodoviário é especialista em transporte de medicamentos e cosméticos entre as rotas Rio de Janeiro, Belém, Aracaju e Manaus. Conte conosco para levar sua mercadoria em segurança! Entre em contato e saiba mais.

Continue lendo nosso blog! Lá já falamos sobre frete CIF e FOB, documentos necessários para o transporte de cargas e muito mais!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags