14Dez
documentos necessários no transporte de cargas

Documentos necessários para o transporte de cargas

O transporte de carga lotação e carga fracionada são atividades delicadas e estratégicas. Por isso, é fundamental escolher uma empresa altamente qualificada para desempenhar tais funções. Caso contrário, são pequenas as chances de os procedimentos ocorrerem dentro da legalidade e com a eficiência desejada. Para evitar problemas, é importante saber como funciona uma transportadora e quais são os documentos necessários para o ofício.

Com o intuito de ajudá-lo a escolher a empresa certa, a Raízes Transporte preparou este artigo para você. Listamos todos os documentos necessários durante traslados, para que você possa fiscalizar e avaliar o serviço com precisão. Dessa forma, será possível evitar fechar negócio com uma transportadora desqualificada e fugir de prejuízos. Confira!

Saiba quais são os documentos necessários no transporte

CT-E

CT-e é o conhecimento de transporte emitido e armazenado de forma eletrônica. Ele funciona como uma nota fiscal, que declara a prestação do serviço de transporte. Por esse motivo, é um dos documentos necessários no ofício e exigido pela legislação em vigor.

A validade jurídica, contábil e fiscal desse documento é garantida pela assinatura digital do emitente. A Receita Estadual também deve autorizar o uso antes do transporte para que a validade seja assegurada.

Nos postos de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres é realizada a checagem das condições do veículo para o transporte de cargas. A posse do CT-e e outros documentos necessários estão entre os elementos verificados nessas circunstâncias.

Como o CT-e é um documento eletrônico, a transportadora deve levar o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE). Esse registro tem como função acompanhar a carga e auxiliar a consulta ao CT-e no site da Secretaria da Fazenda.

MDF-E

MDF-e é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Geralmente, ele é gerado após o CT-e e é responsabilidade da transportadora. Esse registro possui validade em todo o território brasileiro, promovendo praticidade ao diminuir os processos burocráticos relacionados à documentação.

O MDF-e possui inúmeras funções importantes durante o transporte de cargas. Entre elas está a identificação da unidade de carga utilizada. Ele também ajuda a simplificar o registro em lotes dos documentos fiscais e simplifica a identificação das características das mercadorias.

O Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE) também é importante durante o trajeto. Com ele, é possível fazer o rastreamento de transportadora e acompanhar a mercadoria. Além disso, ele informa o deslocamento dos documentos da carga, o que pode ser muito útil no transporte de correlatos.

NF-E

Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória para qualquer compra e venda no território brasileiro. Por isso, é fundamental que ela esteja incluída no processo de transporte de mercadorias. Entretanto, diferentemente dos documentos apresentados anteriormente, a nota fiscal deve ser emitida pela empresa que contrata o serviço de transporte.

A função da nota fiscal é atestar que todos os impostos relacionados à transação foram recolhidos adequadamente. Ela também é responsável por demonstrar a relação comercial entre um negócio e o cliente. Por essa razão, é muito comum que ela seja utilizada por clientes em processos de troca de produtos, após avarias.

Assim como o CT-e e MDF-e, é necessário que um documento auxiliar seja impresso para acompanhar o transporte. Nesse caso, é utilizado o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Penalidades para empresas que não usam os documentos necessários

Fechar parcerias com empresas de transporte que não atuam regularmente pode oferecer inúmeros riscos. Ao contrário do que muitos pensam, traslados clandestinos podem causar problemas até para os clientes, destinatários da mercadoria. Por essa razão, é fundamental ter cuidado na hora de escolher o responsável por esse serviço.

Entre os transtornos que podem acontecer na sua empresa por conta da documentação errada está a apreensão dos produtos. Além de causar aborrecimentos para o cliente, essa medida pode causar um alto descontrole na contabilidade da empresa e a falta de uma auditoria pode levar a um desequilíbrio maior. Além disso, segurar a carga será mais complicado sem os documentos exigidos.

A não apresentação ou vencimento dos documentos apontados anteriormente podem ocasionar multas para as transportadoras. Dependendo da gravidade da ocorrência, o motorista pode ser suspenso e ficar sujeito à prisão. Essas consequências podem causar diversos transtornos e diminuir a confiança do cliente no serviço.

Portanto, é imprescindível contar com empresas de transporte que atuam dentro da regularidade. Caso contrário, as penalidades podem ser extremamente graves para o seu negócio.
Para ter tranquilidade e confiança durante o transporte da sua mercadoria, conte com a Raízes Transporte. Somos uma empresa experiente e qualificada, que conta com as certificações necessárias para realizar o serviço com qualidade. Riscos no transporte de cosméticos e outros tipos de cargas são diminuídos com o nosso profissionalismo. Entre em contato e surpreenda-se!

 

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