Logística de Transporte

Gestão de custos logísticos: descubra os 5 principais!

Obter conhecimento sobre os aspectos que viabilizam a atividade logística é um processo que demanda muita atenção, dedicação e, sobretudo, tempo. A gestão dos custos logísticos, quando bem feita, é capaz de identificar gastos e organizá-los de modo que não ultrapassem o limite do orçamento. Falaremos sobre ela neste artigo!

Prossiga a leitura para se aprofundar no tema e conhecer os principais pontos que devem ser notados para obter melhores resultados.

Quais são os custos logísticos mais comuns?

Os custos logísticos são fixos ou variáveis de acordo com a natureza do seu negócio. Ou seja, quanto mais existir regimentos internos permanentes, maior será a quantidade de custos fixos. No contrário, os custos variáveis sobrepõem os fixos.

Conhecer as definições é a tarefa do bom gestor, pois estão presentes em todas as operações que demandam movimentação de mercadoria. No transporte, por exemplo, os custos logísticos estão presentes na armazenagem, manutenção e pagamento de colaboradores. Algumas empresas optam pela terceirização como resposta mais barata e completa para esta extensão de gastos.

Na sequência, veja a lista dos principais custos empregados na logística. Confira!

1- Estoque e armazenagem

Os custos com estoque e armazenagem iniciam-se na compra do material com o fornecedor. Depois desse momento, tipo de armazenagem, organização e tempo em que o item ficará alocado, também são fatores que geram gastos. Por essa razão, quanto maior for a quantidade de produtos e tempo que eles ficarão alocados, maior será a despesa.

2- Embalagem

Os custos com estoque e armazenagem, por consequência, levam ao custo com embalagem. Ela deve ser de acordo com as especificações do produto para que as características dele se mantenham invioladas. Além disso, a embalagem também corresponde ao cartão de entrada do item, visualmente falando. Devido a isso, devem ser conservadas por serem determinantes para uma boa impressão do material.

3- Logística tributária

A logística tributária é um dos custos logísticos que mais pesam para uma empresa. Está presente na compra de materiais, manutenção da mão de obra qualificada e todas as outras movimentações onde há recolhimento de tributos.

Neste caso, o mais indicado é criar um plano financeiro onde as taxas referentes aos tributos essenciais estejam claras. Assim, existirá menos risco pagar por tributos que podem ser descartados.

4- Custo humano

O custo humano também representa custo logístico na medida em que a manutenção de pessoal despende uma série de gastos. Esses estão presentes na compra de materiais que serão usados no armazém, como também no vencimento mensal e benefícios.

5- Transporte e frete

Os custos relativos a transporte podem estar relacionados a gastos com aquisição de veículos, manutenção, combustível e mais. Por esse motivo, de modo a reduzir riscos e aumentar a operacionalidade do frete, a melhor iniciativa é contar com uma transportadora eficiente. Essa ação minimiza os custos logísticos que seriam contabilizados com frota própria, e agrega mais segurança na administração do transporte.

Faça o transporte de carga com a Raízes Transporte!

Gostou de conhecer mais sobre custos logísticos? Temos certeza que a partir de agora sua gestão ficará mais qualificada. A Raízes Transporte pode auxiliar sua empresa a cumprir com prazos e entregar produtos sem danos nas regiões do Rio de Janeiro, Manaus, Belém e Aracaju. Temos soluções para transporte de carga nos modelos lotação e fracionada. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre nossos serviços!

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