Logística de Transporte

Você sabe qual é a diferença entre logística e SCM? Descubra!

Quando se trata a respeito dos aspectos internos de uma indústria, dúvidas sobre a diferença entre logística e SCM, Supply Chain Management, podem surgir. A princípio, a primeira tem completa ligação com as entregas e estoque, já a segunda, por sua vez, engloba um contexto muito maior! Como entendemos a relevância desse assunto, preparamos este artigo! Continue a leitura e veja como conhecer a diferença entre logística e SCM é fundamental para atrair bons resultados.

Diferença entre logística e SCM: conheça melhor!

O SCM ou Supply Chain Management tem como tradução: gestão da cadeia de suprimentos. Assim, é integrado a uma empresa para aperfeiçoar os processos, otimizar a gestão e reduzir custos. Desta maneira, prevê uma aplicação mais estratégica e completa sobre o abastecimento.

Por outro lado, a logística funciona como fator que tem foco na base operacional. Ou seja, o acompanhamento dos materiais, gestão de rotas e gerenciamento de pedidos são pontos que fazem parte do recurso logístico.

Tendo por base essas definições, ainda que exista a diferença entre logística e SCM, os dois processos são indispensáveis para as companhias.

Qual é a importância destas metodologias?

Enquanto a gestão da cadeia de suprimentos contribui para uma visão mais ampla, a logística tem seus regimes mais centralizados. Desta maneira, quando pensamos em SCM podemos inferir detalhes que vão desde o suprimento de insumos até pesquisas de satisfação do cliente. Enquanto a logística compreende a prática de todo o planejamento feito pelo SCM. De tal forma, a aplicabilidade das duas metodologias colabora para o bom desempenho do negócio.

Aplicabilidade

A aplicação do SCM é feita em companhias que promovam todas as funções de forma integrada. Em outras palavras, isso quer dizer: empresas que não deleguem as atividades dos setores a parceiros fora do campo que mais movimenta renda. Desta forma, a implementação do SCM prevê que os gestores possam ter controle do menor risco de atrasos na entrega e a ausência ou excesso de produtos em estoque.

Dado ao exposto, alguns pontos são cruciais para destaque quando se trata da diferença entre logística e SCM. Abaixo, citamos algumas atividades que fazem parte da gestão da cadeia de suprimentos. Veja!

  • Integração com softwares de planejamento;
  • gerenciamento de compras;
  • dimensionamento de demandas com fornecedores;
  • suporte ao cliente final.

Como a logística também consta como parte do gerenciamento dos processos citados acima, vale a pena destacar quais são as aplicabilidades dela. Confira:

Qual é a relação com o transporte de cargas?

Se a sua empresa precisa garantir o transporte dos produtos em dia, a diferença entre logística e SCM precisa ser definida. Apesar de um processo ser complementar ao outro, a ideia é que a opção pelo melhor acompanhamento seja feita para definir o melhor tipo de gestão. Deste modo, deve-se ter em mente se é preciso considerar toda a cadeia de movimentação de mercadoria, a parte de gerenciamento ou, até mesmo, as duas opções. Somente assim, as datas estabelecidas poderão ser seguidas à regra e resultar em uma boa atuação no mercado.

Terceirize o transporte de mercadorias!

Gostou do nosso artigo que tratou a diferença entre logística e SCM? A Raízes Transporte é uma empresa de transporte rodoviário que está presente no Rio de Janeiro, Aracaju, Belém e Manaus! Nosso serviço contribui para a redução dos custos operacionais e otimização das atividades de entrega!

Não deixe de conferir os últimos artigos que estão em nosso blog:

Compartilhe:

Compartilhe

Artigos recentes

Quais os principais tipos de caminhões para transporte de cargas?

Conheça os principais tipos de caminhões para transporte de cargas neste artigo da Raízes Transporte

5 dias atrás

Transporte de alimentos: aprenda os cuidados essenciais antes de chegar à mesa

O transporte de alimentos é um dos processos mais delicados no trânsito. Conheça os cuidados…

3 semanas atrás

Como o sistema de freios avançado protege o motorista?

Descubra como os sistemas de freios avançados estão transformando a segurança veicular. Confira este artigo…

1 mês atrás

Segurança rodoviária: você conhece todas as práticas para prevenção de acidentes?

Para uma viagem segura e sem problemas, é preciso estar em dia com a segurança…

2 meses atrás

Indicadores de gestão de frotas: conheça os 5 principais!

Se você trabalha com cargas de lotação ou fracionada, precisa entender quais são os principais…

3 meses atrás

Como lidar com a demanda sazonal de carga? Veja 5 dicas!

Quer se preparar para grandes datas como o dia das mães e natal? Veja nossas…

3 meses atrás