30Mar
2022 04 27 Cubagem Para Transporte De Cargas

Taxa: o que é e como calcular cubagem para transporte de cargas

Na logística de carregamento, existem diversas etapas e procedimentos que precisam ser feitos antes de um deslocamento. Entre eles, está o cálculo da cubagem para transporte de cargas, um tipo de frete. Ainda não conhece esse termo, não entende como funciona ou como calcular? A Raízes te ajuda! Neste artigo, explicamos tudo isso. Acompanhe o conteúdo a seguir!

Cubagem para transporte de cargas: o que é?

o que é Cubagem Para Transporte De Cargas 1
A cubagem é um tipo de taxa de transporte de produtos baseada no espaço ocupado pelo carregamento e peso do mesmo. Serve para ver o quanto uma carga ocupa dentro da carroceria e pode ser usada tanto para carga lotação quanto fracionada. Os principais objetivos do uso desse cálculo como frete é evitar fechar uma carga muito volumosa, mas de baixo peso ou o contrário. Em qualquer uma das situações haveria uma perda de possibilidade de ganhar mais. 
Sendo assim, a cubagem ajuda a parte logística a planejar o carregamento. O cálculo auxilia os profissionais de gestão a garantir um melhor aproveitamento de espaço do veículo, porém com custos reduzidos. 

Como fazer o cálculo de cubagem para transporte de cargas?

Veja a Cubagem Para Transporte De Cargas 2
Como dito anteriormente, o cálculo realizado para saber o valor da cubagem para transporte de cargas se baseia no espaço e peso do carregamento. Dessa forma, obtém-se a seguinte fórmula:
Volume (altura x largura x profundidade) x fator de cubagem
Então, se uma carga medir 2 m de altura, 2 m de largura e 2 m de comprimento, por exemplo, o volume é 24 m³. Ou seja, 24 metros cubados. Se forem várias caixas com o mesmo valor, deve-se multiplicá-lo pela quantidade de embalagens. 
Quanto ao fator de cubagem, esse é um número constante. Para fazer o cálculo, o substituímos pelo valor considerado como sendo ideal para uma carga. No caso do transporte rodoviário, este seria 300 kg. O cálculo seria então: volume x 300.
Para você entender melhor, vamos ao exemplo! Supondo que tenhamos uma caixa de 2 m de altura, 2 m de largura e 2 m de comprimento, como usado no exemplo anterior. Se tivermos 3 delas, a carga total seria:
(2 m x 2 m x 2 m) x 3 = 24 metros cubados
E quanto ela pesa? Digamos que a mercadoria toda, ou seja, as três caixas tenham um equivalente a 1.500 kg de peso. O quanto ela está ocupando? Para descobrir isso, basta multiplicar o volume pelo fator de cubagem:
24 x 300 = 7.200 kg de peso cubado
Ou seja, uma carga de 1.500 kg utiliza o espaço do transporte que conseguiria fazer um carregamento de até 7.200 kg. A empresa, então, analisa para ver se vale a pena fazer o deslocamento e calcula o valor da taxa. 

E, então, qual vai ser o frete cobrado?

O frete cubado deve ser calculado em cima do valor exposto acima. Porém, cada empresa tem seu custo e sua cobrança. No entanto, geralmente um frete seria calculado em cima do peso cubado referente ao volume, e não do peso real da mercadoria. Ou seja, a taxa final refere-se ao quanto de espaço ela ocupa. 

Conheça a Raízes Transporte!

Este artigo te ajudou a entender o que é e como fazer o cálculo de cubagem para transporte de cargas? Conte com ainda mais auxílio da Raízes Transporte! Somos uma transportadora no Rio de Janeiro e fazemos carregamento de medicamentos e cosméticos. Contamos com veículos adaptados e autorização da Anvisa
Precisa de uma transportadora para Belém ou uma transportadora para Manaus? Fale conosco  e conte com um carregamento seguro, confiável e de qualidade!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags