05Jan

Controle de frotas de caminhões: 5 dicas infalíveis

Realizar o controle de frotas de caminhões não é uma tarefa fácil e é fundamental para sua empresa. Visando não ter gastos desnecessários, você deve dar bastante atenção a esse gerenciamento. Pensando nisso, a Raízes Transporte elaborou um artigo com 5 dicas infalíveis para gerir melhor seus veículos. Segue a leitura!

Qual a importância do controle de frotas?

No mercado de transportadoras de caminhões a competitividade é grande. Portanto, aquele que gerencia melhor sua frota sai na frente dos demais. Com esse controle em dia, você fará a aplicação correta de cada centavo.

Entretanto, isso só pode ser conquistado com um controle de frotas integrado a todos os setores.

5 dicas infalíveis para o controle de frotas de caminhões

1- Faça uma lista dos seus caminhões e gastos

dicas infalíveis para o controle de frotas de caminhões
Para começar bem, o primeiro passo para um controle de frotas de qualidade é estar atualizado sobre seus caminhões. Saber o modelo e o ano de seus veículos não é o suficiente. É importante estar ciente da quilometragem rodada, combustível, potência do motor e custo de reparo.

Assim, além de conhecer toda sua frota, você pode ver oportunidades de melhorias. Com isso, você consegue gerar maior economia, qualidade e eficiência para a empresa.

2- Planejamento de rotas

A segunda dica de um bom gerenciamento de seus caminhões é planejar as rotas que serão rodadas. Isso pode acabar com a maior parte dos seus problemas com logística. Um bom planejamento mediante a experiências e riscos anteriores deve ser levado em consideração. Saber como é o clima, a pista e o trânsito evita muitas situações indesejadas.

3- Tenha a manutenção de seus caminhões em dia

Outro fator que não deve ser negligenciado para ter um bom controle de frotas é a manutenção. Para evitar problemas sérios nos caminhões é necessário ter um cronograma dos reparos que precisam ser feitos.

Além do mais, ninguém quer que o veículo deixa na mão durante uma entrega, certo? Não se atentar a manutenção dos caminhões pode trazer inúmeros prejuízos financeiros. Outro cuidado: organize de forma intercalada o dia de reparos da sua frota. Pois, assim, você não fica sem veículo disponível caso surja algo.

4- Treine seus motoristas

controle de frotas

A maneira que os motoristas conduzem os caminhões é um dos principais custos das empresas. Consumo de combustível, multas, desgastes dos pneus estão ligados aos hábitos de direção dos profissionais. Investir na qualificação deles renderá bons frutos nos serviços e nas economias.

Um dos mais importantes cursos que motoristas devem fazer é o de direção defensiva. Pois, a maioria dos acidentes estão relacionados a erros humanos. Ou seja, de comportamento do condutor. Além de preservar a vida do seu funcionário, evita despesas com o veículo.

5- Use a tecnologia

A última dica de como fazer um melhor controle de frotas de caminhões é: use a tecnologia a seu favor. Com a internet, existem diversas ferramentas que podem otimizar a gestão. Ela entrega informações importantes, visando a potencialização da empresa.

Ao utilizar a tecnologia, você passa a ter uma visão mais expandida dos resultados e informações. Além disso, acompanha por completo as rotinas da frota.

Conheça a Raízes Transporte!

A Raízes Transporte é uma empresa de transporte rodoviário com mais de 20 anos no mercado. Somos certificados pela ANVISA e atendemos em todo território brasileiro. Nossos caminhões são modernos e potentes. Além de nossa frota contar com manutenções periódicas. Ou seja, somos sinônimo de qualidade.

Trabalhamos com transporte de carga fracionada e lotação. Além disso, somos especializados em transporte de medicamentos e cosméticos.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags