Frete CIF e FOB: saiba diferenciar
Ao contratar uma transportadora de cargas, é preciso avaliar todas as questões envolvidas no serviço. Gestão de frete, por exemplo, é uma das principais. Não se trata apenas de valores. Para o consumidor final se agradar com a entrega, é preciso agregar ao transporte boas condições de frete. Neste artigo, você conhecerá a diferença entre frete CIF e FOB. São pontos atrelados ao pagamento e as consequências do ato ao serviço prestado e resultado final. Atente-se às informações sobre cada modalidade e entenda melhor a importância de uma boa logística para o transporte de suas cargas.
Diferenças entre frete CIF e FOB
CIF
Traduzindo literalmente do inglês, a sigla abrange custos, seguro e frete. Entre o frete CIF e FOB, neste, o vendedor arca com os custos necessários para o transporte ideal. Com isso, todos os custos envolvendo frete já estão inclusos na sua mercadoria. Depois, é só encaminhá-los para a transportadora de confiança, como a Raízes Transporte. Não é necessário se envolver com o manuseio, esse é um trabalho nosso.
FOB
Livre a bordo, na tradução livre de “Free on Board”. Ao contrário do anterior, aqui, o cliente assume os custos do frete. Ou seja, pela entrega das mercadorias. O fornecedor (a sua empresa que oferece o serviço de entregas) não assume, enquanto frete, a responsabilidade da integridade dos produtos. Com uma transportadora adequada, a mercadoria é entregue em perfeito estado. Porém, em relação aos custos, no FOB o cliente final assume gastos extras que, na maioria das vezes, não são previstos.
Quando usar
Agora que já sabe a simples diferença entre frete CIF e FOB, é hora de saber quando usar. O CIF é indicado quando o cliente final não possui experiências com serviços de transporte de carga. O valor final do produto fica mais elevado, porém, o cliente não assume responsabilidades que fogem de suas habilidades. Já o FOB é indicado para serviços b2b (de empresa para empresas). Quando o destinatário é uma empresa, comumente já possui conhecimento com os mecanismos de uma transportadora de cargas.
Custos
Os Termos Internacionais de Comércio cuidam do frete CIF e FOB, bem como seus custos. No caso do CIF, esses valores, para o fornecedor, já devem estar inclusos na mercadoria. Os possíveis gastos adicionais são descartados para o consumidor final. No FOB, o valor é especificado na nota fiscal. Tributos relacionados ao Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS), Imposto sobre sobre Produtos Industrializados (IPI) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins) são solicitados ao cliente final.
Transportadora ideal
O primeiro segredo para o sucesso da sua empresa que trabalha com entregas é manter uma boa logística. Conhecer a diferença entre frete CIF e FOB é a base para uma boa gestão. O segundo segredo é contar com uma transportadora de cargas que garanta a integridade das mercadorias. Para isso, conte com a Raízes Transporte. Somos uma empresa de transporte rodoviário com experiência no segmento. Oferecemos serviços de transportadora para Rio de Janeiro, transportadora para Belém, transportadora para Aracaju e transportadora para Manaus.