26Jan
Vemos um caminhão de entregas. Saiba como fazer o planejamento de rotas!

Planejamento de rotas: 5 dicas infalíveis

Se sua transportadora quer caminhar em direção a redução de custo e otimização de resultados, ela deve usar o planejamento de rotas. Antes do caminhão sair para entrega, é preciso ser estudado qual o melhor trajeto. Com isso, evita-se surpresas indesejadas e prejuízos. Por meio dessa gestão do caminho que será feito, o seu calendário de transporte é potencializado.

Você pode ver que são muitos os benefícios desse recurso, certo? Então, não deixe de ler este artigo com 5 dicas para incrementar seu empreendimento. Confira!

5 dicas de como fazer um bom planejamento de rotas

1- Mapeie a rota

Um planejamento de rotas.

O primeiro passo para um planejamento de rotas é mapear o trajeto. Ou seja, estudar estratégias conforme seus pontos de atendimento. Como a localização do cliente, pontos de parada, pedágios. Além disso, montar um mapa geográfico do percurso. Após isso, buque diminuir o tempo de descolamento entre as paradas as agrupando. Dessa forma, terá uma redução no combustível consumido.

2- Preveja imprevistos

Acidentes, clima, trânsito, obras, são exemplos de adversidades na estrada que podem interferir na entrega. Portanto, esteja preparado para os imprevistos. Ao realizar o planejamento de rotas você consegue prever.

Use os dados que sua transportadora tem para prováveis imprevistos. Com isso, pode alterar a localização da entrega usando redes de distribuição. Assim, sua entrega não será afetada por essas adversidades.

3- Verifique pedágios e outras taxas

Vemos caminhões com planejamento de rotas.

Uma boa gestão de percurso tem cuidado para que os custos da entrega não fiquem alto. Sendo assim, é importante, na hora de planejar as rotas, não deixar de pensar nos pedágios e outras taxas do caminho. Essas outras taxas podem ser pontos de pesagem, por exemplo.

Geralmente, o caminho mais curto é composto por diversos pedágios, encarecendo a entrega. Pensando nisso, o caminho mais curto pode custar mais que o percurso mais longo. Vale avaliar e pensar nisso no planejamento.

4- Tenha um plano B

Falamos mais acima que os imprevistos acontecem na estrada, certo? Ainda mais em transporte de carga, podem ser várias adversidades. Porém, com um planejamento de rotas eficiente, você terá ciência do que está acontecendo e não será pego de surpresa.

Portanto, tenha um plano B planejado para driblar esses imprevistos. Com isso, a entrega não será comprometida nem chegará atrasada. Afinal, não será necessário buscar alternativas quando acontecer, deixando o motorista parado, aguardando. Com o plano B você economiza tempo e acaba sendo mais eficiente.

5- Monitore os caminhões

Atualmente, temos diversas tecnologias que podemos usar ao nosso favor. Principalmente quando pensamos em passar mais segurança e credibilidade aos nossos clientes.

O rastreamento é o mais conhecido, mas não é o único. Telemetria e roteirizador podem auxiliar e muito na gestão das rotas.

Conheça a Raízes Transporte!

Conheça a transportadora Raízes Transporte, que está no segmento desde 1995. Com nosso serviço de qualidade nos tornamos uma das melhores empresas de transporte do Brasil.

Trabalhamos com carga fracionada e lotação. Além de possuirmos especialidade em transporte de cométicos e medicamentos. Gostaria de saber mais informações? Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags