Transporte de cargas

O que fazer em casos de perda de mercadoria?

Ao contratar uma empresa de transporte rodoviário, é necessário ter certeza da qualidade dos serviços oferecidos. Caso contrário, transtornos como perda de mercadoria e extravios podem se tornar frequentes. Esse tipo de problema pode resultar em inúmeros prejuízos para o contratante. Afinal, os prazos de entrega são prolongados e o índice de satisfação do cliente é reduzido como consequência.

Por isso, é fundamental escolher a empresa adequada e saber como uma transportadora funciona no momento de contratar o serviço. Dessa forma, será mais fácil prevenir-se contra a perda de mercadoria e dos prejuízos atrelados a esse tipo de descuido. Pensando nisso, a Raízes Transporte elaborou este artigo com os principais detalhes sobre esse problema para que você fique atento. Confira!

Perda de mercadoria: como resolver esse problema?

 

Como citamos anteriormente, a melhor forma de prevenir a perda de mercadoria é contratando uma empresa altamente qualificada. Dessa forma, o controle das cargas será mais preciso, o que diminui as chances de problemas durante o trajeto. Porém, nem sempre é possível evitar as adversidades do serviço.

Considerando esses aspectos, o recomendado é conhecer as legislações de transportes para saber como precaver-se. Esse conhecimento irá proporcionar mais agilidade ao longo do trabalho e será fundamental para que você se preserve contra golpes e perdas financeiras. Ter esse cuidado é ainda mais importante para contratantes do comércio, já que problemas no transporte podem prejudicar clientes. Veja mais detalhes abaixo sobre o assunto.

Responsabilidades

Atualmente, o suporte aos serviços postais é oferecido pela Lei 6.538/1978. De acordo com ela, a transportadora é a responsável pelo deslocamento e entrega de uma carga dentro do prazo de entrega estipulado. Logo, qualquer problema de perda de produto durante o trajeto deve ser resolvido pela empresa de transporte contratada.

Entretanto, essa incumbência só acontece na relação entre empresa e transportadora. Por exemplo, se um cliente compra o produto diretamente de uma loja, é responsabilidade dela garantir que a mercadoria chegue sem avarias. Essa obrigação se manterá independentemente dos problemas enfrentados pela transportadora. Portanto, sempre caberá à empresa que vendeu o produto a responsabilidade por ele diante do consumidor.

Medidas cabíveis

 

De acordo com as informações apontadas previamente, há duas possibilidades quando ocorre a perda da mercadoria:

– tratamento direto com a transportadora em caso de perda, extravio ou roubo da carga. Ela será a responsável por indenizações ou possíveis retornos da mercadoria;
– negociação direta com o consumidor para a devolução do valor pago ou estipulação de uma nova data de entrega.

Essas ações dependerão do tipo de contratação do serviço. Muitos comércios contam com o seu serviço próprio de logística, se tornando inteiramente responsável por avarias durante o transporte. Porém, empresas que terceirizam essa função podem receber indenizações caso a transportadora seja negligente com a carga. Essas medidas se aplicam para carga lotação e fracionada.

Independentemente das ações tomadas para solucionar o problema, é imprescindível que as medidas sejam feitas com agilidade. A perda de mercadoria durante o transporte causa inúmeros aborrecimentos. Ela também pode comprometer gravemente o negócio, tanto da transportadora quanto da empresa que contratou o serviço.

E em caso de roubo da carga? Nesse caso, é fundamental o rastreamento de transportadora. Assim, será mais fácil localizar o veículo e tomar as medidas necessárias junto às autoridades. Dependendo do tipo de contratação do serviço, o seguro pode cobrir os prejuízos do roubo. Entretanto, empresas experientes de transportes podem evitar esse tipo de problema por meio do planejamento de rotas.

Dicas para contratar uma transportadora confiável

 

A melhor forma de evitar perda de mercadoria é contratando uma empresa de qualidade. Para ter certeza de que a transportadora possui credibilidade, é importante avaliar o seu currículo. Analise a reputação no mercado, prazos de entrega e os clientes anteriores. Assim, problemas durante o serviço serão menos prováveis.

Se você busca uma empresa de alto padrão para evitar a perda de mercadoria, conte com a Raízes Transporte. Estamos há 23 anos no mercado proporcionando precisão e segurança durante o serviço. Nossa frota de veículos é constantemente revisada e possui rastreadores de alta tecnologia. Dessa forma, você poderá acompanhar o trabalho e terá mais tranquilidade durante o nosso ofício. Para saber mais detalhes, entre já em contato conosco!

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